Lula defende política e ações em defesa do povo brasileiro

Em um ato sobre conjuntura política nacional e estadual em Salvador, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu o fortalecimento da gestão em prol dos mais pobres e afirmou que “poucas vezes esse país teve a sorte de ter uma pessoa com o caráter, idoneidade e capacidade da presidenta Dilma”.

Realizado na noite desta segunda-feira (12), no Fiesta Convention Center, o encontro contou com a presença do governador da Bahia, Jaques Wagner, prefeitos de diversas cidades, deputados, representantes de partidos políticos da base do governo, a exemplo do presidente do PCdoB na Bahia, deputado federal Daniel Almeida, entre outros.

A militância presente acompanhou com atenção a fala de Lula, que declarou a insatisfação das elites em relação aos benefícios conquistados pelos mais carentes nos 10 anos de governos progressistas no país. “A burguesia não gosta de nós porque demos o direito aos pobres de andarem com a cabeça erguida nesse país. Eles não admitem o pobre andar de avião. Colocamos 1,3 milhão de jovens da periferia nas universidades.”

Sobre os constantes ataques sofridos pelo governo da presidenta Dilma Rousseff, Lula afirmou que o ódio das elites não é contra ela, mas contra o projeto político desenvolvido no Brasil, que tem elevado a condição de vida da classe trabalhadora e garantido resultados satisfatórios. “A Dilma é uma mulher inteligente, uma economista brilhante e com reconhecimento. Não é mais um operário na presidência, eles não têm mais o que falar. Mas os ataques continuam.”

Sobre as acusações na compra da Refinaria em Pasadena, no Texas (EUA), pela Petrobras, Lula foi enfático. “A oposição está usando o fato para antecipar a campanha eleitoral. Eles dizem que a Petrobras está quebrada. Quando assumi a presidência, a Petrobras valia US$ 15 bilhões e hoje vale mais de US$ 98 bilhões.”

Ao final da sua fala, o ex-presidente disse que é preciso ter cuidado com o que é veiculado nos meios de comunicação, pois “muito mais importante do que uma manchete falsa de jornal é a consciência do povo brasileiro”. E deixou um recado: “não tem eleição fácil. Cada um tem de se transformar em um candidato para ganhar essa eleição. Estarei firme com vocês”.

De acordo com o governador Jaques Wagner, o encontro desta segunda-feira é o início da caminhada de um projeto vitorioso de desenvolvimento para a Bahia. Já o pré-candidato ao governo do estado, Rui Costa, afirmou que o evento reuniu pessoas preocupadas com o futuro dos baianos.

Presenças

O PCdoB esteve bem representado no evento. Além dos militantes, estiveram presentes a deputada federal Alice Portugal, os deputados estaduais Kelly Magalhães, Fabrício Falcão e Álvaro Gomes, o vice-presidente do Comitê Estadual, Davidson Magalhães, a presidenta do Comitê Municipal de Salvador, Olívia Santana, entre outros.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro