Bachelet vai à Argentina para retomar antigo acordo com Cristina

A presidenta do Chile, Michelle Bachelet, chegou à Argentina no domingo (11) e deve encontrar-se com sua homóloga Cristina Kirchner nesta segunda-feira (12). Em sua primeira viagem internacional desde que iniciou seu segundo mandato, Bachelet deve retomar o Tratado de Maipú (sobre cooperação bilateral), firmado por ambas as presidentas em 2009.

Michelle Bachelet

O encontro entre as mandatárias acontecerá na Casa Rosada, sede da presidência argentina, em Buenos Aires. Cristina e Bachelet devem conversar sobre o projeto do corredor bioceânico entre o Pacífico e o Atlântico, o que permitiria aos dois países potencializar a mineração na região da Cordilheira dos Andes e flexibilizar a fronteira de 5 mil km entre Argentina e Chile.

Bachelet definiu como prioridade de sua política exterior estreitar os laços com a região latino-americana, particularmente com Argentina e Brasil, países que não tiveram tanto protagonismo durante o mandato de seu antecessor, Sebastian Piñera.

A mandatária viajou a Buenos Aires junto com uma comitiva integrada, entre outras autoridades, pelo chanceler Heraldo Muñoz; a titular do Senado, Isabel Allende; e o titular da Corte Suprema de Justiça, Sergio Muñoz.

"A mensagem que enviamos com esta viagem é a prioridade que tem a Argentina para nós, em todos os sentidos, na conectividade, relações econômicas e na desidade da relação”, manifestou o chanceler chileno, na quinta-feira (8).

Da Redação do Portal Vermelho,
Com inofrmações da Telesur