Mães recebem serviços gratuitos no Distrito Federal

A mobilização Saúde e Beleza ofereceu gratuitamente exames como teste de glicemia e de pressão arterial.

Moradora do Distrito Federal (DF) há mais de 30 anos, a cozinheira Roberta Gerônimo Perreira, 55, passou o Dia das Mães este ano de forma diferente. Mãe de três filhos, Roberta encontrou na feira do Guará, uma das Regiões Administrativas do DF, cabeleireiros e esteticistas oferecendo serviços gratuitos às homenageadas do dia.

“É muito bom poder receber este tipo de mimo no Dia das Mães”, disse Roberta, que não desgrudava os olhos do celular. “Meus filhos não moram aqui e a gente está trocando mensagens pelo celular. É difícil passar o dia das mães sem eles, mas eu vou matar a saudade em breve”, relatou a cozinheira, que pretende encontrar os filhos e os quatro netos no fim do mês, na cidade de Goianésia (GO).

Ao lado de Roberta, inúmeras mães aguardavam para cortar o cabelo, fazer a sobrancelha ou se maquiar. A ação, promovida pelos feirantes como forma de comemorar o dia das mães, teve início ontem (10). Além dos serviços estéticos, as mães e demais pessoas que frequetaram o espaço também puderam realizar testes de saúde, como o de glicemia, pressão arterial, cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC) e câncer de mama.

A designer de sobrancelhas Blanca Jimenez, 51, disse que é um prazer poder contribuir com o bem estar das mães presentes. “Eu me sinto bem em poder ajudar, é uma forma de demonstrar carinho”, disse Blanca que, assim como Roberta, passou o dia das mães longe do casal de filhos, que moram no Paraná.

Enquanto esperava a vez de ser atendida, a dona de casa Mércia Ramos, 78, contou que a atividade serve também para descontrair e deixar as pessoas alegres. "A gente não precisa ficar trancada em casa. A gente pode passear a conversar com as pessoas”, relatou.

Questionada sobre como ela via o fato de ser mãe, Mercia não titubeou, disse que a maternidade é um emprego de 24 horas e pelo qual não se ganha nada. “Só a alegria”, arrematou a dona de casa, que disse que passaria o dia das mães com um dos seus quatro filhos. "Os outros estão morando fora", completou.

Não muito distante dali, mãe e filha aguardavam para realizar testes e descobrir como anda a saúde. Após medir a pressão, a dona de casa Alzira Brediks, 64, disse que foi uma boa surpresa ter encontrado o serviço gratuito. Moradora da pequena cidade de Rondon, no Paraná, Alzira veio visitar a filha, Aleni Medrado, 29, mãe "de primeira viagem". "A gente veio fazer algumas compras e descobriu que estava tendo esses atendimentos", disse Aleni, mãe do pequeno Davi, de 1 ano e 5 meses. “Passar o dia das mães como minha mãe e agora que sou mãe é uma experiência maravilhosa”, revelou.

Segundo Aleni, essa foi a primeira vez que a mãe veio ao Distrito Federal. “É muito bonito. Estou gostando bastante de conhecer as coisas aqui", comemorou Alzira.

De acordo com as estudantes de enfermagem Thamires Avelar, 18, e Hisys dos Santos, 17, que ajudaram na medição da pressão das visitantes da feira, foram realizados mais de 300 atendimentos desde sábado. “Quando a pessoas está com a presão alta ou baixa demais a gente conversa pra saber o que está acontecendo e orienta para que eles procurem logo o médico”, disse Hisys. "É um prazer pra gente poder a ajudar as pessoas a cuidar da saúde, assim elas vão poder passar mais tempo perto de quem elas amam”, emendou Thamires.

Em maio, a cidade do Guará completa 45 anos. Com mais de 500 bancas, a Feira do Guará é reconhecida pela grande variedade de produtos gastronômicos regionais e pelas roupas lá vendidas. O espaço também dispõe de dezenas de barracas especializadas na cozinha regional de diversos estados brasileiros.

Fonte: Agência Brasil