Unicidade é destacada durante abertura do 9º Congresso da Fetaemg

Começou na última segunda-feira (06), com a presença de 700 participantes o 9º Congresso Estadual de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (Cettr), em Caeté, Minas Gerais.

Congresso Fetaemg - Fetaemg

O Cettr, promovido pela Federação dos Trabalhadores em Agricultura de Minas Gerais (Fetaemg), tem o objetivo de definir suas diretrizes operacionais e eleger as Diretorias Executiva e Regional, Coordenações Estadual das Comissões de Mulheres e de Jovens Rurais, Conselho Fiscal e respectivos suplentes, os quais integrarão o conjunto da Direção e Representação da entidade no período de 2014-2018.

Durante a cerimônia de abertura, o presidente da Fetaemg, Vilson Luiz da Silva, destacou a importância de se trabalhar para garantir a unicidade sindical e cobrou das autoridades presentes ações em benefício às famílias do meio rural. ”A minha avaliação é positiva neste primeiro dia de Congresso, pois tivemos um número significativo de participantes e espero que nos próximos dias possamos debater e aprovar propostas que realmente possam trazer benefícios para a categoria.” O presidente destacou como ponto forte dos debates no Congresso a questão da unicidade e estrutura sindical. “Neste momento que estamos vivendo, a classe trabalhadora precisa buscar a unicidade. Precisamos avançar na reforma agrária e também em outras áreas".

Já o presidente da Contag, Alberto Ercílio Broch, destacou a importância do congresso como um momento democrático para debater sobre questões de interesse dos trabalhadores e trabalhadoras rurais. “Esse Congresso tem como principais diretrizes discutir a unicidade sindical e avaliar sobre as ações da Fetaemg, os desafios para o próximo período e a importância política que os temas que serão debatidos têm a nível nacional", afirmou Broch.

O secretário-geral da CTB, Wagner Gomes,que também participou da abertura, destacou a significativa participação dos rurais na Central e afirmou que o momento é de grande importância, não só para o Movimento Sindical, mas também para Central, pois os temas que serão debatidos fazem parte da luta da Central. “Hoje os trabalhadores rurais significam quase a metade da base da CTB e estamos conseguindo que eles trabalhem no mesmo rumo da nossa Central.”

Também participaram da abertura o secretário de Formação e Organização Sindical da Contag, Juraci Moreira Souza, o vice-presidente da Fetag São Paulo, Elias David de Souza, além de representantes dos Governos Federal e Estadual e entidades parceiras.

Fonte: CTB