Governo confirma reajuste de 10% para professores do Amazonas

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (Sinteam), Marcus Libório, membros da Direção Executiva e Delegacias Sindicais foram recebidos pelo governador do Estado, José Melo, na manhã desta quarta-feira (07), na sede do Palácio do Governo, para a assinatura do Termo de Negociação da pauta de reivindicações que beneficia mais de 25 mil profissionais da Educação no Amazonas.

Profesores do Amazonas conquistasm 10% de reajuste - CTB

Este ano o Sinteam conquistou 10% de reajuste, vale-transporte a partir de maio, vale-alimentação garantido em lei a partir de janeiro de 2015, Hora de Trabalho Pedagógico (HTP) para os professores contratados e a formação de uma Comissão Paritária para discutir, dentre outras pautas, o plano de saúde para 2015.

Foi garantido o reajuste de 10%, com ganho real de 4,33%. Em maio será pago o percentual de reajuste de 5,67% referente ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (Ipca), retroativo a março, mais o vale-transporte. O vale-alimentação de R$ 220,00 e a complementação do ganho real de 4,33% se agregará ao salário e remuneração dos trabalhadores e trabalhadoras em educação a partir de janeiro próximo.

Para o presidente do Sintem, o apoio e o diálogo da entidade com a categoria e com o Governo foi fundamental para as conquistas alcançadas. "Transporte e alimentação são vitórias dos trabalhadores e trabalhadoras em educação. Essa é uma pauta antiga do Sindicato que hoje conseguimos avançar graças a um diálogo firme com o Estado, conquistado com muita pressão e a postura firme desta Direção em encaminhar as decisões discutidas e encaminhadas nos nossos fóruns. E mesmo diante das dificuldades levantadas pelos vários governos em efetivar os benefícios, nunca deixamos de apresentar essa reivindicação", destaca Libório.

Além dos benefícios, ficou acordada a criação de uma Comissão Paritária, com a participação do Sinteam, que discutirá as políticas públicas para a educação, sendo a primeira tarefa a construção do Projeto de Lei do Plano de Saúde para a categoria, já em 2015.

Também foi anunciado o concurso público com a oferta de quase 7 mil vagas para a Secretaria de Estado da Educação (Seduc). A previsão da Secretaria para a publicação do edital é de 30 dias.
A realização de concurso público na esfera estadual e municipal para a área de educação é outra pauta de reivindicação do Sinteam, segundo Libório.

Fonte: CTB