Comunidade universitária elege reitor e vice na Uesb

Na noite de quarta-feira (07/05), foi realizada a apuração dos votos referentes à eleição para reitor e vice-reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) para o quadriênio 2014-2018. O pleito reelegeu o atual reitor, Paulo Roberto Pinto Santos, e elegeu como vice o professor Fábio Félix Ferreira. Integrantes da chapa 3, eles foram eleitos com 53,02% do total de eleitores que compareceram às urnas.

A chapa 1 somou 26,89% dos votos válidos e a chapa 2, 17,52%. Os resultados são homologados e uma lista tríplice é encaminhada ao governador Jaques Wagner, que tem, ao longo de sua gestão, respeitado a decisão da comunidade universitária e nomeado sempre o primeiro colocado na disputa.

Vice-reitor comunista

Natural de Jequié e militante do PCdoB desde jovem, o professor Fábio Felix Ferreira, é doutor em Ciências Criminais pela Universidad Pablo de Olavide de Sevilla, Espanha, e mestre em Meio Ambiente pela Uesb, instituição onde também fez a graduação.

Fábio Félix militou no movimento estudantil na Uesb e foi presidente do Centro Acadêmico de Direito (Cajam), quando se aproximou do pensamento crítico do Direito, influenciado pelas ideias dos professores Roberto Lira Filho e José Geraldo de Sousa Júnior, da UnB, que coordena o movimento “Direito Achado na Rua” e cujo objetivo é aproximar esta área do conhecimento dos movimentos sociais e suas reivindicações.

Na Uesb, Fábio Félix foi coordenador do Colegiado de Direito e é tido como um dos responsáveis pela excelência do curso, considerado pela OAB um dos mais bem avaliados do Brasil. Na Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, o professor criou mecanismos de aproximação da Universidade com a sociedade, como o Programa de Educação em Direitos Humanos, que atua nos territórios de identidade de Jequié, Itapetinga e Vitória da Conquista.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro