Celac condena inclusão de Cuba em lista de "Estados Terroristas"

 A Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) salientou em um comunicado que se opõe fortemente ao desenvolvimento listas unilaterais que acusam Estados de apoiar e co-patrocinar o terrorismo. O bloco regional instou o governo dos EUA para acabar com essa prática.

Celac condena inclusão de Cuba em lista de "Estados Terroristas" - Divulgação
Leia a seguir a íntegra do comunicado:
 
 
"A Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) recebeu com preocupação a decisão do Departamento de Estado dos Estados Unidos de incluir Cuba, de novo, na lista de Estados promotores do terrorismo internacional, apesar do repúdio internacional e nos próprios Estados Unidos contra esta medida.

A Celac reitera o parágrafo 41 da Declaração de Havana, bem como a Declaração Especial de apoio à luta contra o terrorismo em todas suas formas e manifestações, ambas as duas aprovadas pelos chefes de Estado e de governo da América Latina e o Caribe reunidos na 2ª Cúpula da Celac, efetuada nos dias 28 e 29 de janeiro de 2014.

A Celac reitera total oposição à elaboração de listas unilaterais que acusam Estados de supostamente apoiar e co-patrocinar o terrorismo e insta o governo dos Estados Unidos da América ao cessar desta prática".

San José, 7 de maio de 2014
 

Da redação do Vermelho
Com informações da Celac e do Granma