Camboja recupera esculturas milenares

O governo do Camboja demonstroução satisfação nesta quinta-feira (8) com a recuperação de mais peças escultóricas do século 10 que foram saqueadas de monumentos originais e pararam nas mãos de uma empresa leiloeira e museus privados nos Estados Unidos.

Na quarta, uma delegação cambojana recebeu em Nova York o Duryodhana, uma valiosa peça antiga, após um prolongado litígio com a casa de leilões Sothebys que teve como desfecho um acordo para que regressasse ao templo Angkor Wat, patrimônio da humanidade.

Um dia antes duas galerias na Califórnia anunciaram que repatriarão voluntariamente outras estátuas em seu poder ao mesmo recinto histórico de onde foram extraídas do sítio arqueológico Koh Ker.

Esta recente onda de devoluções acontece um ano depois que, pela primeira vez, um museu como o Metropolitano de Nova York se dispôs a reintegrar a suas fontes de procedência a obra escultórica chamada "atendentes ajoelhados", as duas primeiras obras de um lote de antiguidades.

Ao informar em Phnom Penh o iminente retorno das esculturas, a representante permanente da UNESCO, Anne LeMaistre, disse que é um exemplo da exigência cultural do o mundo inteiro, e para o Camboja, em particular, que foi privado desse legado, é um momento histórico.

Nove desses tesouros foram arrancados de seus pedestais durante os conturbados anos 1970 do século passado, por meio de guerra interna e saques, para vendê-los em mercados de antiguidades a colecionadores privados.

O Duryodhana, um dos 10 guerreiros indianos de Angkor Wat, voltará ao seu local de origem e à custodia nacional ao fim de quatro décadas de desaparecimento e litígio.

Fonte: Prensa Latina