Arena Corinthians: Dilma visita palco da abertura da Copa

A presidente Dilma Rousseff visitou nesta quinta-feira (8) a Arena Corinthians, em São Paulo, sede da abertura da Copa do Mundo. Durante a visita a presidenta conheceu as obras no entorno do estádio, pisou no gramado e visitou outros locais da arena, que terá capacidade para cerca de 68 mil pessoas na Copa. Ela também conversou e cumprimentou operários, que a presentearam com um capacete dourado.

O estádio está na última fase de preparação, com a instalação de assentos nas arquibancadas provisórias.

As obras na arena, que deveria ter ficado pronta em dezembro, foram atrasadas por causa de dois acidentes, que causaram a morte de três trabalhadores.

No próximo sábado, o clube fará o segundo teste com evento que contará com mais de 100 jogadores que atuaram pelo clube. As partidas serão disputadas a partir das 10 horas e o clube colocou à venda 20 mil ingressos para o evento. Só serão utilizados três setores, dos oito, das arquibancadas.

O principal evento-teste do estádio acontecerá no dia 18 de maio, com a partida entre Corinthians e Figueirense, pelo Campeonato Brasileiro. O público estimado para este jogo é de mais de 50 mil pessoas.

"Grande feito"

Para Edu Gaspar, ex-jogador do clube e atual gerente de futebol, o estádio e o fato de sediar um evento da natureza da Copa do Mundo “é um grande feito do clube e para cidade de São Paulo”.

O estádio ganha os últimos retoques de acabamento e a colocação dos assentos temporários que deixarão o local com capacidade para 68 mil espectadores. Cerca de seis mil operários trabalharam na construção da Arena Corinthians, que chegou a ter no pico da obra 2.500 colaboradores.

“Para o Corinthians, sem dúvida nenhuma, é um privilégio, ter seu próprio estádio e ter a oportunidade de divulgá-lo em uma abertura de Copa do Mundo. (…) É um grande feito do clube e para cidade de São Paulo, que recebe benfeitorias e melhorias ao redor do estádio. (…) E o que terá de benefícios pelos funcionários e pessoas que vão estar trabalhando aqui. A alegria realmente é muito grande”, afirmou Edu Gaspar, que foi formado pelas categorias de base e jogou pelo time alvinegro.

Reunião com Sem Teto

Antes de comparecer ao estádio, a presidenta se reuniu com cinco representantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) que ocupam um terreno distante sete quilômetros – de carro ou a pé – do local onde foi erguido o estádio do Corinthians

Dilma prometeu encaixá-los em programas habitacionais do governo federal. A conversa durou cerca de 15 minutos e aconteceu no heliponto do clube dos metroviários de São Paulo, no Itaquera.Por conta da reunião com o MTST, a passagem de Dilma pela Arena atrasou em mais de uma hora.

Segundo uma assessora da presidente, quem vai encaminhar as reivindicações de moradia dos sem-teto daqui para a frente será o Ministério das Cidades.

Com informações do Blog do Planalto