Felipão convoca os 23 jogadores da Copa do Mundo no Brasil

O técnico Luiz Felipe Scolari convocou, nesta quarta-feira (7), os 23 jogadores que disputarão a Copa do Mundo no Brasil. Direto do Rio de Janeiro, palco da decisão em 13 de julho, Felipão leu os nomes dos 23 jogadores escolhidos pela comissão técnica para buscarem o hexacampeonato mundial. O evento contou com cerca de 870 jornalistas de várias partes do planeta.

felipão convocação - Assessoria CBF

“A gente pode concordar ou discordar de muitos nomes. É uma decisão do técnico. Gostaria de solicitar aos torcedores que os 23 convocados sejam muito bem recebidos mesmo que se discorde da convocação de A ou B. Temos um norte, seguimos em direção ao que mais desejamos, o titulo da Copa do Mundo no Brasil. Tenho certeza que os 23 vão fazer o melhor para conseguir o objetivo”, afirmou o treinador, que comandou a equipe em 20 partidas desde a sua volta – com 14 vitórias, quatro empates e duas derrotas.

Felipão testou 55 jogadores desde que reassumiu a seleção, no final de 2012, e vai divulgar ainda uma lista com sete nomes adicionais. Em caso de lesão antes do Mundial, o substituto deverá estar nesta relação.

O Brasil abre a Copa do Mundo no dia 12 de junho, às 17h, na Arena Corinthians, em São Paulo, diante da Croácia pelo Grupo A. Depois enfrenta o México, no dia 17, às 16h, no Estádio Castelão, em Fortaleza. Fecha sua campanha da primeira fase contra Camarões, no dia 23, às 17h, no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília.

A seleção brasileira se apresenta na Granja Comary, no Rio de Janeiro, no dia 26 de maio, para iniciar a preparação para a Copa do Mundo. Antes da estreia, o time fará ainda dois amistosos: no dia 3 de junho, contra o Panamá, no Serra Dourada, em Goiânia; três dias depois, a equipe entra em campo para medir forças com a Sérvia, no Morumbi, em São Paulo.

Convocados festejam e se empolgam

Mesmo os jogadores que estavam praticamente garantidos se emocionaram ao ver seus nomes confirmados na lista de 23 atletas que vão defender a seleção brasileira na Copa do Mundo.

Titular da zaga, David Luiz festejou não apenas a vaga que conquistou, mas também fez questão de dizer que está feliz pelos companheiros do Chelsea que também foram chamados. “Alegria, muito feliz pelos meus companheiros. Sempre falei com o Willian: tem que vir para um grande centro, a estrela que você é. Acho que ele merece muito, além dos outros dois que são muito amigos, Ramires e Oscar. E terei essa felicidade de representar a nação com alegria e dedicação”, disse o defensor em entrevista à Rede Globo.

Companheiro de David Luiz no clube londrino, Ramires admitiu que ficou sem palavras após saber da convocação. “É difícil falar num momento desse. Todo jogador almeja isso, uma Copa sendo disputada no nosso país. Importante é estar entre os 23 e chegar e ganhar o título”, projetou o meio-campista.

Centroavante de confiança de Felipão, Fred também não escondeu a empolgação. “É o auge da minha carreira. Faltam poucos dias e agora cada vez mais forte e mais seguro em busca do objetivo. A expectativa é de ser decisivo. Como centroavante, nós entramos para fazer gols, importante dar passes para os companheiros, mas o papel principal é fazer gols. E, como na Copa das Confederações, quero fazer gols em todos os jogos”, afirmou.

Veja a relação dos jogadores:

Goleiros

Julio Cesar (Toronto)
Jefferson (Botafogo)
Victor (Atlético Mineiro)

Laterais

Daniel Alves (Barcelona)
Maicon (Roma)
Marcelo (Real Mdrid)
Maxwell (PSG)

Zagueiros

Thiago Silva (PSG)
David Luiz (Chelsea)
Dante (Bayern de Munique)
Henrique (Napoli)

Meio-campo

Luiz Gustavo (Wolfsburg)
Hernanes (Internazionale)
Paulinho (Tottenham)
Ramires (Chelsea)
Oscar (Chelsea)
Fernandinho (Manchester City)
Willian (Chelsea)

Atacantes

Hulk (Zenit)
Neymar (Barcelona)
Fred (Fluminense)
Jô (Atlético Mineiro)
Bernard (Shakhtar Donetsk)

Com informações da CBF e do Portal da Copa do Governo Federal