Câmara anuncia nota de repúdio a práticas de racismo no esporte 

Na última reunião realizada pela Comissão Externa da Câmara dos Deputados para propor ações legislativas e políticas capazes de combater os recentes casos de racismo, foi aprovado o envio de uma nota de repúdio tratando dos casos de racismo no esporte, que vêm se tornando frequentes fora do Brasil. A nota deve ser divulgada nacional e internacionalmente. 

Câmara anuncia nota de repúdio a práticas de racismo no esporte - Jornal Pequeno

A comissão foi criada para investigar as providências adotadas pelos setores públicos e privados para evitar esses casos.

O deputado Amauri Teixeira (PT-BA), que presidiu a audiência, destacou o exemplo do recente episódio do jogador Daniel Alves, sobre o qual foi atirada uma banana. O parlamentar citou outros casos e destacou que providências devem ser tomadas com relação a todos eles.

“O caso do jogador Daniel Alves é mais um, nós precisamos tomar providências mais enérgicas. Proibir o ingresso de um torcedor no estádio, a meu ver, é uma pena branda para um crime como o racismo”, avalia Teixeira.

Segundo ele, casos como a prisão do ator Vinicius Romão, a morte de Cláudia Ferreira, os episódios do jogador Tinga do Cruzeiro, do volante Arouca, do árbitro Márcio Gonçalves, e tantos outros casos de racismo, devem ser denunciados e investigados, e não podem apenas fazer parte de estatísticas”, defendeu.

Da Redação em Brasília
Com PT na Câmara