Deputado denuncia abandono de hospitais do Saúde é Vida

 Após passagem pelos municípios de Bela Vista do Gurupi, Centro do Guilherme e Presidente Médici, na última sexta-feira (2), o […]

Hospitais estaduais são abandonados pelo Governo do Estado

 Após passagem pelos municípios de Bela Vista do Gurupi, Centro do Guilherme e Presidente Médici, na última sexta-feira (2), o deputado federal Simplício Araújo (SDD) denunciou o abandono de duas unidades que, segundo ele, deveriam funcionar hospitais de alta e média complexidade para atender à população do estado.

“É lamentável vermos que há hospitais abandonados. Um grande desperdício de dinheiro público. O que se percebe é que o governo estadual gasta muito com propaganda e a população não consegue ter uma saúde de qualidade”, afirmou o deputado depois de verificar as condições das unidades.

Em Bela Vista do Gurupi, o parlamentar disse que encontrou apenas um funcionário e uma placa informando que ali deveria estar funcionando um hospital de vinte leitos. O funcionário informou ao deputado que a obra já dura mais de dois anos e que os trabalhadores estão sob aviso prévio e deverão abandonar a construção ainda este mês, mesmo ainda havendo muito trabalho a ser feito no hospital.

Na divisa das cidades de Presidente Mediei e Centro dos Guilherme, segundo o deputado, foi encontrado outro hospital abandonado. Neste, garante Simplício, havia somente a placa informando que o hospital de vinte leitos teria um prazo para ser entregue em 180 dias e seriam gastos exatos R$ 3.539.518,89. “Mas o que se encontrou foi mais uma obra não concluída”, observou o parlamentar.

O parlamentar lembrou que, ao ser reeleita, em 2010, Roseana havia prometido 72 hospitais ainda para aquele ano. “Passados três anos, inaugurou 31. A saúde estadual diz que 14 unidades estão atrasadas porque houve rescisões de contratos de obras e que o restante aguarda equipamentos. Para equipar as unidades c acelerar as entregas, a gestão recorreu ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). No total, foram R$ 3,8 bilhões tomados do banco”, concluiu Simplício Araújo.