Comissão de Cultura da Câmara votará mudança em nome de aeroporto

A deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA) obteve apoio da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) para aprovar, no Congresso Nacional, o Projeto de Lei (PL) 6106/2002, que restitui o nome 2 de Julho ao Aeroporto Internacional de Salvador Deputado Luís Eduardo Magalhães.

Na última terça-feira (29/04), a Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviço Público da AL-BA aprovou, por unanimidade, requerimento encaminhado pela parlamentar. Segundo Alice, que é presidente da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, onde o PL aguarda parecer, a proposta é “acintosamente barrada” há 12 anos no Congresso. 

Alice Portugal afirmou que pretende colocar a matéria em votação ainda em 2014. “Apesar da pressão que representantes do DEM exercem para que o PL 6106 não seja votado, ele será apreciado pela Comissão de Cultura este ano. Com todo o respeito e apreço que tenho pela memória do deputado Luís Eduardo Magalhães, o nosso aeroporto é 2 de Julho”, disse. 

A deputada acredita que a Lei 12.819/2013, de sua autoria, que institui o 2 de Julho como data comemorativa nacional, sensibilizou o Congresso para a restituição do nome original do aeroporto. “A maioria dos parlamentares não sabia o significado que o 2 de Julho tem para os baianos e não tinha conhecimento do papel que esse episódio histórico teve na Independência do Brasil. Agora todos entendem porque o Aeroporto Internacional de Salvador deve ter o nome da data magna dos baianos”, concluiu.

Fonte: Ascom Alice Portugal