UJS/Fortaleza realiza 7º Congresso da entidade

Com o tema “Amar e Mudar as Coisas”, o protagonismo da juventude na transformação das grandes cidades será discutido no 7º Congresso da União da Juventude Socialista de Fortaleza, que será realizado neste sábado (03/05), no CUCA do Mondubim. A expectativa é reunir cerca de 200 delegados. O encontro comemora os 30 anos da entidade socialista.

O congresso abordará os atuais grandes debates nacionais como Copa do Mundo, Reforma Política e Redução da Maioridade Penal. A juventude organizada também discutirá temas que dialoguem com o direito do jovem à cidade, cultura, educação, moradia, mobilidade urbana, feminismo, racismo, movimento LGBT, dentre outros.

Sarah Cavalcante, presidenta da UJS Fortaleza, reforça a importância de a juventude participar da política. “A história mostra que os jovens são protagonistas das lutas populares, que é através da sua participação e organização na política que várias conquistas podem ser alcançadas”, afirma.

Ainda segundo a dirigente, “o congresso da UJS é amplo e aberto para os diversos debates. Queremos que os jovens fortalezenses sejam os principais atores da política local, inclusive na disputa eleitoral, não podemos achar que a nossa participação se restringe ao voto”, ratifica.

A UJS Fortaleza reafirmará no seu 7° congresso o combate às várias formas de opressão, como também a defesa da juventude, do Brasil e do Socialismo.

Congresso Estadual e Nacional da UJS

As etapas municipais são pré-requisitos ao 16º Congresso Estadual, que acontecerá nos dias 9 e 10 de maio, em Fortaleza; e ao 17° Congresso Nacional, que será em Brasília (DF), dos dias 22 a 25 de maio.

Programação

8h às 9h – Credenciamento
9h às 10h – Ato Político “Amar e mudar as coisas”
10h – Mesa de instauração do Congresso
10h30 às 12h – Grupos de Discussões (GDs) – Movimento estudantil, jovens feministas, LGBT, étnico racial, cultura, mobilidade urbana, 4:20 – Legalize o debate.
12h – Almoço
13h – Apresentação de Curtas e entrega das nominatas
14h – Mesas de debates:

1. “Não tem contradição! Eu quero Copa, Saúde e Educação!” Com Gilvan Paiva – Secretário de Esportes do Ceará, Evaldo Lima – Vereador de Fortaleza e Fafá Fonseca – Para-atleta.

2. “A Juventude quer participar! Reforma Política já!” Com Flávio Vinícius – Ex-presidente da UJS e Nágyla Drummond – União Brasileira de Mulheres.

3. “Brasil com P!” (Criminalização da Juventude e Genocídio da Juventude Negra) Com Felipe Billar – Policial do Ronda do Quarteirão, Wagner Ventura – Professor da Rede Pública de Ensino.

15h30 – Apresentação da Sistematização das Propostas dos GD’s
16h – Resultados das eleições para delegados ao Congresso da UJS Ceará e nova direção. Posse da Direção Municipal da UJS Fortaleza para o biênio 2014 a 2016
17h – Sunset: “Toda noite tem auroras: Por manhãs de Sol e Socialismo!”

Fonte: UJS/Fortaleza