Animação brasileira tem grande destaque em festival internacional

O Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy, o mais importante e tradicional evento de animação do mundo, anunciou na última sexta-feira (25) a sua programação oficial de longas-metragens trazendo notícias excelentes para a animação brasileira. O Brasil é o país com o maior número de longas-metragens no evento, reafirmando o bom momento do gênero no país. O longa-metragem "O Menino e o Mundo", de Alê Abreu, foi um dos nove selecionados para a mostra competitiva principal do evento.

Cena do filme O menino e o mundo - Reprodução

Fora de competição, o festival, que acontece na cidade de Annecy, na França, entre os dias 9 e 14 de junho, traz ainda dois outros representantes nacionais: "Até que a Sbórnia nos Separe", de Otto Guerra e Ennio Torresan Jr., e "Luz, Anima, Ação", de Eduardo Calvet.

Em 2013, o Brasil ficou com o prêmio de Melhor Filme do evento por "Uma História de Amor e Fúria", de Luiz Bolognesi. O diretor, que foi convidado para ser um dos jurados da competição oficial na edição deste ano, chama atenção para a importância da seleção: “Annecy é o Festival de Cannes da animação. A seleção de três longas brasileiros é um grande reconhecimento. O festival está apontando o dedo pra gente e dizendo que aqui se faz animação de qualidade. Fica provado que o prêmio do ano passado não foi um ponto fora da curva”.

A expectativa para uma boa recepção ao filme de Alê Abreu na competição é alta. "O Menino e o Mundo" vem colecionando prêmios em festivais internacionais, como a Monstra – Festival de Cinema de Animação de Lisboa (Portugal), e o Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano, em Havana (Cuba). O filme conta a história do menino Cuca, que deixa a sua aldeia em busca de seu pai e descobre um mundo fantástico, dominado por seres estranhos e máquinas-bichos.

Fonte: Ancine