Comissão da AL-BA defende retorno do antigo nome do aeroporto

A Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa do Estado (AL-BA), presidida pelo deputado Álvaro Gomes (PCdoB), defendeu o retorno do nome “2 de Julho” ao Aeroporto Internacional de Salvador. Para homenagear o filho do ex-senador Antônio Carlos Magalhães, o aeroporto passou a se chamar, em 1998, Deputado Luís Eduardo Magalhães.

O posicionamento da comissão baiana atendeu a uma solicitação da deputada federal Alice Portugal, do PCdoB-BA, presidente da Comissão de Cultura da Câmara Federal. Em ofício, Alice Portugal destacou a existência do Projeto de Lei (PL) de nº 6106/2002, de autoria do deputado Luiz Alberto (PT-BA), que trata sobre a restituição da denominação “2 de Julho” ao Aeroporto Internacional de Salvador.

“Considerando o alto nível dos debates realizados nesta Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, seria muito bem vindo um parecer sobre o tema, para contribuir nos debates que se darão proximamente na Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados”, justifica Alice Portugal.

A proposta, que já tramita há 12 anos, está sendo apreciada pela Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados. Ao defender o projeto, o deputado Álvaro Gomes explicou que a mudança não representaria um prejuízo à memória ex-deputado Luís Eduardo Magalhães na Bahia porque já existem muitas homenagens direcionadas a ele – inclusive, um município recebeu o nome do político.

“Levando em consideração o apreço dos baianos pela data histórica do 2 de Julho, será de suma importância a devolução do nome original, que constou da Lei nº 1.909, de 21 de julho de 1953, estabelecendo “2 de Julho” como denominação do Aeroporto de Salvador”, defendeu o presidente da Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviços Públicos.

Da Redação
*Colaborou Ascom/AL-BA