João Ananias defende jornada de 30 horas para enfermagem

O deputado federal João Ananias (PCdoB), voltou a defender a a jornada de 30 horas para os trabalhadores e trabalhadoras da enfermagem na Tribuna da Câmara na última terça-feira (29).

O parlamentar ressaltou que é fundamental para a categoria que o projeto de Lei 2295/00, que regulamenta a jornada de 30 horas semanais para os profissionais da Enfermagem – enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, seja aprovado. “Esses profissionais trabalham em situação de estresse permanente e convivem com o sofrimento dos pacientes. Portanto, tem meu apoio nessa luta”.

João Ananias foi um dos deputados federais que recebeu A Carta Aberta elaborada pelas entidades que integram o Fórum Estadual 30 Horas. Em um dos trechos da Carta os profissionais ressaltam que “Trabalhamos com vidas, lidamos com pacientes muitas vezes em estado grave ou terminal, também somos gente e sofremos impactos com a situação que nos cerca. Merecemos uma jornada diferenciada, pois o nosso trabalho acaba sendo mais desgastante que em outras áreas e, consequentemente, necessitamos de mais repouso para nos recompor e atender a população com qualidade máxima”. Outra vantagem seria mais tempo para aperfeiçoamento profissional.

Discurso na íntegra

Mais uma vez volto a esta Tribuna para defender a inclusão na pauta desta Casa do Projeto de Lei nº 2295/00 que regulamenta a jornada de trabalho de 30 horas semanais para a Enfermagem. Projeto este que beneficiará não apenas Enfermeiros (as), mas também os Técnicos e Auxiliares de Enfermagem.

Estive ontem a tarde em reunião na sede do Sindsaúde, em Fortaleza, sob o comando da Presidente, Martinha e toda a direção daquele atuante sindicato, da representante da CTB, Enfermeira Ana Paula, juntamente com o Senador Inácio Arruda, o Deputado Chico Lopes, ambos do meu Partido o PCdoB.

Nos foi entregue uma "Carta Aberta aos Deputados Federais", pelas mãos também da Presidente do COREN (Conselho Regional de Enfermagem). Nela estão contidas sobradas razões para que aprovemos este PL, que contribuirá com a melhoria da qualidade de vida de milhares de profissionais que prestam tantos serviços ao SUS e ao povo brasileiro

Era só Sr. Presidente

Fonte: Assessoria do deputado federal João Ananias (PCdoB-CE)