João Ananias presidirá Comissão no Parlasul

No próximo dia 5 de maio, o deputado federal João Ananias (PCdoB-CE) tomará posse no Parlamento do Mercosul (Parlasul). Ele foi eleito para presidir a Comissão de Desenvolvimento Regional Sustentável, Ordenamento Territorial, Habitação, Saúde, Meio Ambiente e Turismo, no último dia 7 de abril, em Montevidéu, no Uruguai, durante reunião do parlamento.

Das 10 comissões permanentes do Parlamento do Mercosul, duas serão presididas por parlamentares brasileiros. Além de João Ananias, o deputado Vieira Cunha (PDT/RS) ficará à frente da Comissão de Emprego e Renda. “Fiquei honrado com a escolha, o que faz aumentar a responsabilidade quanto parlamentar”, observa Ananias em entrevista exclusiva para o Vermelho-CE. Confira:

Qual a importância das Comissões do Parlamento do Mercosul?

As comissões do Parlamento do Mercosul funcionam como mecanismo de integração dos países-membros não só em questões políticas, mas também em ações que buscam o aperfeiçoamento e a troca de experiências positivas nas mais diversas áreas debatidas pelo Parlamento. No Brasil, temos ainda de vencer muitos desafios na saúde pública, por exemplo. Por outro lado, podemos contribuir em áreas da saúde que somos referência como em ações para reduzir os indicadores de mortalidade infantil, transplantes de órgãos e tecidos. A troca de conhecimento entre os parlamentos dos países-membros é enriquecedora.

Quais as atribuições da Comissão que o senhor vai presidir?

A Comissão de Desenvolvimento Regional tem como atribuições discutir e relatar temas como políticas de saúde pública, vigilância epidemiológica, bioestatística e imunizações, nutrição, alimentação, saneamento ambiental, recursos naturais e águas, mudanças climáticas, problemas da flora, fauna e desertificação, políticas para promover o turismo. Todos esses temas estão relacionados com a qualidade de vida da população dos países-membros.

O que é o Parlamento do Mercosul?

O Parlasul é o órgão de representação dos interesses dos cidadãos e dos países-membros do Mercosul, composto por Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela (em processo de adesão). Constituído em 2006, tem por objetivo fortalecer as ações do Mercosul, criando um espaço comum em que se reflita o pluralismo, contribuindo para a democracia, a participação, a representatividade, a transparência e a legitimidade social no desenvolvimento do processo de integração e de suas normas.

De Fortaleza,
Fátima Guimarães (Especial para o Vermelho-CE)