CPI não trará novidades sobre Petrobras, diz líder do PT 

O líder do PT na Câmara, deputado Vicentinho (SP), concedeu entrevista à imprensa nesta quinta-feira (24), quando avaliou a instalação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar supostas irregularidades na Petrobras. O líder alertou: “A CPI da Petrobras não terá novidade porque na Petrobras as coisas são transparentes. A novidade será a investigação na compra de trens e metrôs em São Paulo, que envolve os governos do PSDB e já tem gente indo para a cadeia”, afirmou. 

O PT defendia uma CPI mista – senadores e deputados – para investigar as denúncias contra a Petrobras e também para apurar a participação das empresas Alstom e Siemens no escândalo do metrô de São Paulo – conhecido como trensalão tucano – num suposto cartel formado para fraudar licitações do setor de transportes sobre trilhos nos governos de Mário Covas, Geraldo Alckmin e José Serra, todos do PSDB.

“Nós sempre concordamos com a CPI da Petrobras, tanto é que o nosso requerimento é exatamente igual ao da oposição, claro que com a ampliação do caso da Alstom em que já tem gente indiciada e com bens bloqueados”, reforçou.

O líder do PT fez questão de frisar que o governo e as bancadas petistas – da Câmara e do Senado – estão tranquilos. “O mais importante é que estamos tranquilos, porque sabemos da segurança com que a Petrobras é administrada, do zelo e do crescimento dessa empresa”.

Vicentinho destacou que nas falas da presidenta da Petrobras, Graça Foster, do ex-presidente da empresa Sérgio Gabrielli e do ex-diretor da área internacional da Petrobras Nestor Cerveró, ficou demonstrado uma linha comum com relação ao caso da refinaria de Pasadena. “Claro que tem nuances, mas ficou evidente que a decisão pela compra foi tomada com parecer técnico, com discussões estratégicas e baseada na conjuntura do momento,” enfatizou.

Sobre a quantidade de convites aprovados no Congresso para que ministros e a diretoria da Petrobras venham ao Parlamento prestar esclarecimentos, Vicentinho foi direto: “Existe tanta segurança quanto aos aspectos técnicos da Petrobras que não tem problema que todos venham, que falem, que esclareçam. Estamos preocupados é em saber o que está acontecendo com o metrô de São Paulo. Ali sim, tem denúncias pesadíssimas que precisam ser esclarecidas”, cobrou.

Da Redação em Brasília
Com PT na Câmara