Dirigentes do SindMetal se reúnem com Flávio Dino

 Flávio Dino (PCdoB) esteve na noite da última terça (22) na sede do Sindicato dos Metalúrgicos para conversar com a categoria sobre as principais demandas dos trabalhadores maranhenses.

 Questões de direitos trabalhistas, geração de emprego e renda e melhoria dos indicadores sociais foram tratadas durante a reunião, em que os sindicalistas se comprometeram a contribuir com diretrizes para compor o Programa de Governo.

Conduzida pelo presidente do SindMetal, a reunião de Flávio Dino com os metalúrgicos foi tomada pela discussão dos principais problemas da categoria. A diminuição dos postos de trabalho e as condições de exercício da profissão foram apresentadas a Dino pelos dirigentes.

A possibilidade de demissão em massa na Alcoa foi relatada pelos sindicalistas, que receberam apoio de Flávio Dino para articular com deputados estaduais e federais a atuação para evitar a demissão de 500 trabalhadores maranhenses. Com a presença do deputado estadual Marcelo Tavares (PSB), Dino afirmou que vai sugerir às bancadas estadual e federal para que se empenhem no diálogo com a empresa para evitar a demissão.

“Esse caso não pode ser tratado como algo rotineiro, pois trata-se de 500 famílias que serão impactadas diretamente,” disse Flávio Dino, ao reforçar a necessidade de transparência na negociação com trabalhadores e de participação mais ativa do Governo do Estado na intermediação de problemas trabalhistas de grande impacto.

“Lamento que a omissão do atual governo. Para questões como essa, é necessário mobilização e força política para evitar que os trabalhadores sejam prejudicados,” disse e propôs formas de resolução de impasses como este, como a atuação do Governo na promoção de política de incentivos fiscais para que empresa e trabalhadores não sejam prejudicados. Melhorias no PROMARANHÃO foram debatidas com os sindicalistas.

Indicadores sociais em pauta

A preocupação com a qualidade de vida dos maranhenses também foi pauta do debate com a categoria dos metalúrgicos. O presidente do SindMetal, José Maria Araújo, afirmou que a classe política precisa ter compromisso com as condições básicas de vida dos maranhenses. Para reforçar a participação popular na construção de um novo modelo político que privilegie as políticas sociais, o sindicato apresentará para Flávio Dino um documento de programa e diretrizes defendidas pelos trabalhadores para a promoção do Desenvolvimento do Maranhão com Justiça Social.

Udes Viana, aposentado com qualificação em mais de 8 profissões ligadas à metalurgia, lamentou a ausência de políticas sociais de valorização da mão-de-obra maranhense, bem como de geração de emprego e renda. “Irmãos nossos, trabalhadores como a gente, estão passando fome neste momento, mas não vemos qualquer vontade do atual governo em mudar essa realidade,” afirmou.