Cuba denuncia à UIT projeto ZunZuneo

Cuba denunciou ante a União Internacional de Telecomunicações (UIT) o projeto ZunZuneo, criado pela Agência dos Estados Unidos para a Assistência Internacional (Udaid), com o fim de promover a subversão e a desestabilização interna.

Em um encontro com o secretário geral dessa entidade, Hamadoun Touré, a embaixadora cubana perante o escritório das Nações Unidas e outros organismos internacionais com sede em Genebra, Anayansi Rodríguez, forneceu elementos sobre este programa clandestino, revelado pela agência Associated Press (AP).

A diplomata explicou que a Usaid criou uma espécie de Twitter em Cuba, chamado ZunZuneo, para o qual utilizou ilegalmente as plataformas de serviços locais, o que provocou instabilidade nas telecomunicações da maior das Antilhas.

Na reunião, enfatizaram que estas operações não só violam leis cubanas, mas também estadunidenses, bem como regulamentos internacionais que impedem o uso de mensagens Spam, entre essas 11 resoluções ou recomendações da UIT.

O diálogo transcorreu em um clima de respeito e amizade, o que caracteriza as relações entre Cuba e a UIT, destaca uma nota da missão permanente em Genebra.

Depois das revelações da agência AP, o Ministério de Relações Exteriores de Cuba expressou que esse projeto evidencia que o governo dos Estados Unidos não tem renunciado aos seus planos subversivos contra a nação caribenha.

Esses programas têm como propósito criar situações de desestabilização para provocar mudanças no ordenamento político e ao qual Washington continua dedicando orçamentos multimilionários a cada ano, denunciou a chancelaria.

Prensa Latina