Irã continua defendendo seu direito à pesquisa nuclear pacífica

A emissora iraniana PressTV digulgou uma entrevista, nesta sexta-feira (18), com o professor Nader Bagherzadeh, que falou do recente relatório da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) sobre o programa nuclear do Irã. Segundo a agência, o país está cumprindo positivamente o acordo interino alcançado com seis potências mundiais em novembro do ano passado, ao mesmo tempo em que avançam as negociações para um acordo definitivo. Leia a entrevista a seguir.

Delegação iraniana - AFP

PressTV – Parece que as boas notícias continuam chegando, sobre o Irã e o seu acordo nuclear, em comprometimento com a AIEA. A agência pronunciou-se a respeito, informando que o Irã diluiu o seu urânio enriquecido a 20% para um nível mais baixo, um dos fatores da sua cooperação [com as negociações nucleares]. Como vê este fato dentro do quadro mais amplo?

Nader Bagherzadeh – Isso certamente mostra que o Irã está avançando no acordo de novembro com o Grupo 5+1 [EUA, Reino Unido, França, Rússia e China, membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas, e a Alemanha]. Nomeadamente, como você mencionou, o urânio enriquecido a 20% está sendo diluído para ser transformado em óxido, tornando-o menos perigoso, ao menos do ponto de vista do G5+1.

O próximo passo é completar a tarefa até julho deste ano, então, isso está mostrando um interesse genuíno do Irã em avançar. Houve algumas críticas contra o país no passado, [alegando] que o Irã poderia não cumprir ou atrasar [o processo], o que não aconteceu. Por isso, é um bom sinal a AIEA mostrar que estão relatando o que veem, no terreno.

Se olharmos para a última vez que falamos sobre o assunto, mencionamos o ramo da pesquisa e do desenvolvimento (PeD). Por que deveriam haver limitações nesta área? O líder do Irã disse que [o governo] não vai avançar nas conversações se houver este tipo de limitação imposto.

Certamente. Este é definitivamente um fracasso. Há centenas de engenheiros e cientistas, de acordo com o chefe da Organização de Energia Atômica do Irã, trabalhando nos projetos. Eles estão muito focados e muito habilidosos no que fazem. Pesquisa e desenvolvimento (PeD) é parte do Tratado de Não Proliferação nuclear (TNP). Há três suportes no tratado, e um deles é o trabalho em pesquisa e desenvolvimento nuclear pacífico, então, isso não pode ser uma parte do acordo. Acredito que já ouvimos várias vezes, nas últimas semanas, que isso não é aceitável.

Por isso, é preciso achar uma alternativa. Há várias opções. Uma poderia ser continuar a trabalhar e exportar o material para que [o Irã] não chegue a ter material suficiente para o chamado período de virada [conquista da capacidade de produção de armas nucleares]. Isso é provavelmente uma medida sensata, mas não acho que acontecerá a suspensão da PeD. Esta é a minha opinião pessoal.

Com PressTV,
Tradução da Redação do Vermelho