Projeto quer promover intercâmbio esportivo entre Brasil e Cuba

Um projeto baiano, de cooperação técnico-científica, envolvendo Brasil e Cuba nas modalidades de futebol, futebol de 5 (deficientes visuais) e capoeira, denominado “Brascuba: Esporte, Juventude e Cidadania”, foi apresentado aos membros do Conselho Estadual de Esporte e Lazer na reunião desta terça-feira (15), na Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Reunião do Conselho de Esporte e Lazer. Foto Marcelo Reis

 Com proposta de duração de 24 meses e investimentos superiores a US$ 200 mil (duzentos mil dólares), o “Brascuba: Esporte, Juventude e Cidadania” pretende formar 200 cubanos (professores, técnicos e gestores) para atuar como “multiplicadores”, no âmbito do desporto e paradesporto, além de difundir, na comunidade esportiva local, as técnicas adquiridas com os baianos.

A reunião, presidida pelo diretor-geral da Sudesb, Elias Dourado, suplente do presidente do colegiado, secretário estadual de Trabalho e Esporte, Nilton Vasconcelos, debateu, em linhas gerais, as propostas de intercâmbio que serão desenvolvidas pela Coordenação de Esportes da Setre. O projeto já foi enviado ao Ministério do Esporte para avaliação e pode ser liberado ainda neste primeiro semestre.

Apresentado por Priscila Matheus Cruz, assessora técnica da Setre, o projeto “Brascuba: Esporte, Juventude e Cidadania” visa estimular e proporcionar troca de experiências e saberes no campo cultural, esportivo e de lazer. Para Marcos Pimentel, coordenador de Esporte da Setre, “as modalidades (futebol, capoeira, futebol de cinco) foram escolhidas com base no potencial dos baianos nessas categorias esportivas”, finalizou.

Fonte: Ascom Setre