Ocupação Amarildo e o fim do latifúndio urbano

 

As lutas por moradia digna a todos, pelas reformas agrária e urbana, e a valorização e direito ao trabalho são bandeiras históricas do PCdoB e por esta razão vimos a público manifestar apoio aos cidadãos da Ocupação Amarildo, localizada as margens da Rodovia SC 401, no Norte da Ilha, entre as comunidades de Vargem Grande e Ratones, pela luta que desenvolvem por moradia digna. 

Os latifúndios urbanos seguem intocados em Florianópolis mesmo depois de mais de 25 anos da Constituição estabelecer a função social da propriedade e o direitos de todos à moradia digna.

Os ocupantes resistem desde o dia 16 de dezembro de 2013 e são compostos por cerca de 500 famílias, adultos e crianças, organizadas para a conquista de teto, terra e trabalho. De outra parte, há suspeitas, inclusive com informações obtidas junto a Superintendência do Patrimônio da União, que aqueles que obtiveram a decisão judicial pela reintegração de posse contra a Ocupação Amarildo são na verdade grileiros de terras públicas da União.

Uma violação de direitos sociais, está iminente se for cumprida a desocupação dos trabalhadores, trabalhadoras e crianças da Ocupação Amarildo, conforme previsto para o dia 15 de abril.

É preciso que sejam adotadas medidas urgentes, num esforço conjunto de todos os entes municipais, estaduais e federais, que permitiam uma solução negociada, e não violenta, e que estabeleça em definitivo as justas condições de moradia digna a todos, inclusive às famílias que vivem em situação de risco em nossa cidade.

PCdoB/Florianópolis