Flávio Dino recebe propostas de Coletivo de Mulheres

Em plenária que reuniu diversas entidades do movimento de mulheres no Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) e Roberto Rocha (PSB) ouviram propostas de militantes e estudiosos das questões de gênero do Maranhão.

 Os pré-candidatos a governador e senador da chapa da oposição receberam um diagnóstico da realidade das mulheres maranhenses e uma carta de intenções do movimento de mulheres para incluir no Programa de Governo.

Uma carta foi entregue pelas lideranças do movimento de mulheres, que ressaltaram pontos importantes para mudar o modelo político no Maranhão. O mais importante deles, segundo Lourdes Leitão, é o combate à corrupção e o controle social. Somente com mecanismos de participação popular seria possível implantar um modelo realmente democrático no estado.

Flávio Dino ouviu o Coletivo de Mulheres do Maranhão e debateu propostas com as dezenas de representant4es de movimentos sociais presentes. “Precisamos oxigenar a política do nosso estado. Com democracia e novas ideias,” afirmou Dino, que ouviu atentamente as propostas, firmou compromissos com os movimentos sociais e enfatizou que o debate com a categoria permanecerá ao longo dos próximos.

35% das famílias maranhenses são comandadas hoje por mulheres. Dados como este apontam a necessidade de reorganizar a participação das mulheres nos espaços de poder. Questões basilares como a Educação, a prevenção contra a violência, o controle social por parte da sociedade e a atenção às mulheres do campo e da cidade foram amplamente debatidas com Flávio Dino e Roberto Rocha.

Estiveram presentes lideranças do Fórum Estadual de Mulheres, do Conselho Municipal de Mulheres, da União Brasileira de Mulheres, especialistas da Universidade Federal do Maranhão e dos partidos que compõem a aliança em apoio às pré-candidaturas de oposição.

Reunião com lideranças municipais

O pré-candidato a governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), recebeu diversas lideranças políticas em São Luís nesta segunda-feira (14). Comitivas de Pindaré Mirim e Fernando Falcão conversaram sobre projetos para o desenvolvimento das duas localidades e articularam a realização do movimento Diálogos pelo Maranhão. Durante as reuniões, Flávio Dino destacou a importância do governo descentralizador para os municípios.

O ex-prefeito Henrique Salgado (PDT) foi uma das lideranças de Pindaré Mirim que reforçou o trabalho de Flávio Dino desde que ocupou o cargo de deputado federal. “Ele tem compromisso com o município e estamos aqui para apoiá-lo nas eleições de outubro. Temos certeza que a vitória vai chegar porque o povo quer e Pindaré dará uma votação expressiva”, disse o pedetista.

Do mesmo município, o candidato a prefeito que ficou em segundo lugar nas últimas eleições, Dr. Alexandre (PTB), explicou que o motivo de seu apoio à pré-candidatura de Flávio Dino está na confiança depositada nele pela população. “A gente acredita que o Flávio é o melhor para o Maranhão, pois ele representa os anseios de mudança que o estado está querendo. Pindaré é um município muito pequeno, muito carente. Temos fé e confiança que com Flávio Dino vamos resolver esses problemas”, acredita. A reunião foi acompanhada por vereadores, ex-prefeitos e lideranças.

Candidato a prefeito em 2012, Raimundo Edson (PHS), e o suplente de vereador pelo PSDB, Ideuran Alcântara, também visitaram Flávio Dino na capital. “Viemos ouvir a proposta de Flávio para o Maranhão. Acredito que ele será o melhor governador para o estado. Nosso município precisa de educação, saúde, estradas, infraestrutura, pois tem um dos piores índices sociais do Brasil por conta dos políticos que nunca tiveram empenho de levar o desenvolvimento para a cidade”, enfatizou Raimundo Edson. A reunião foi acompanhada pelo prefeito de Tuntum, Tema (PSB).