BA: Secopa lança publicação sobre crianças e futebol

Com o intuito de compreender o universo vivido pelos atletas que sonham em ser jogadores de futebol, a Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo (Secopa) promoveu uma pesquisa com os principais atores que compõem este cenário e o resultado do levantamento foi divulgado nesta terça-feira (15/04), na Arena Fonte Nova, em Salvador, com o título “A Infância entra em Campo: Riscos e Oportunidades para Crianças e Adolescentes no Futebol”.

De acordo com o secretário da Secopa, Ney Campello, “divulgamos mais do que um livro, mas do que um o diagnóstico. A Copa do Mundo tem sido discutida sobre quais as obras de concreto ficarão prontas, mas hoje mostramos outra obra que ficou pronta, uma obra intangível e que vai além da copa do espetáculo. Mostramos que é possível aproveitar a passagem deste evento para produzir resultados. Este é o momento mais representativo que estou vivendo desde que assumi a secretaria. Estamos construindo um resultado duradouro, definitivo. Vamos em frente em defesa de nossa juventude”.

Através de uma parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef – Brasil), o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Yves de Roussan (Cedeca – BA) e a Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e da Juventude (ABMP), a Secopa, em dois meses, escutou 40 pessoas entre atletas, técnicos, dirigentes de futebol, empresários e familiares dos garotos e garotas. No total, foram dois anos de trabalho.

“Em 2012, o Cedeca já estava preocupado com algumas denúncias de abusos que eram cometidos contra estes meninos. A partir daí, vimos na realização da Copa do Mundo um cenário propicio para chamar atenção sobre estes assuntos e, por isso, a parceria com a Secopa foi tão necessária e importante”, destaca a coordenadora do projeto pelo Cedeca, Maria Aparecida de Roussan.

Entre os principais problemas enfrentados no caminho até a carreira profissional, diagnosticados pelo levantamento, a partir das percepções relatadas pelos entrevistados, destaca-se o afastamento da educação regular, profissionalização precoce, exploração e abuso sexual, ameaça à saúde e a integridade física, lesões causadas por sobrecarga nos treinos e exploração econômica.

O livro está disponível à sociedade e pode ser acessado em http://www.secopa.ba.gov.br/sites/default/files/Publicacao%20-%20A%20Inf%C3%A2ncia%20entra%20em%20Campo%20-%20RESUMO%20-%20Portugues.pdf

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com informações da Secopa