UJS faz ato contra nome de ditadores em escolas públicas no Pará

No ultimo dia, (10), a UJS-Pará caminhou em passeata rumo à luta. O objetivo era fazer justiça, retirar o nome do ex-presidente, Marechal Artur da Costa e Silva, de uma escola tradicional em Belém, localizada na Avenida Almirante Barroso, em umas das principais vias de acesso ao centro da cidade.

UJS

A manifestação que contou com a presença de mais de 60 estudantes da escola estadual Temístocles de Araújo, seguiu em passeata pela Av. Pedro Alvares Cabral. Com palavras de ordem e muita disposição os jovens conseguiram chamar a atenção da imprensa local e dos órgãos públicos do Estado.

O presidente da UJS-PA, Cleiton Costa, e o presidente da UBES, Rafael Galvão, tentaram dialogar com a secretária da escola para negociar a entrada dos estudantes, sem acordo, os estudantes em forma de protesto pularam o muro e colocaram a faixa batizando a escola simbolicamente com o nome da estudante e guerrilheira, Helenira Rezende.

Quem foi Helenira?

Integrante do Destacamento A da guerrilha, onde usava o codinome “Fátima”, foi assassinada em uma emboscada por fuzileiros navais em 29 de setembro de 1972. Ferida no tiroteio e metralhada nas pernas, recusou-se a entregar a localização dos camaradas de guerrilha aos militares e foi torturada e morta a golpes de baioneta.

Falência do sistema de ensino

Outra reinvindicação do ato era pressionar o Governo do Estado, que tenta forçadamente implantar o sistema de Aulas Integrais nas escolas do Pará. “O estado que hoje enfrenta crises nos sistemas carcerários, na segurança pública, saúde e na educação não tem nenhuma estrutura para manter os alunos 8 horas por dia na escola, falta merenda de qualidade, estrutura, lazer, e até mesmo higiene. É fato que nem tomar banho os alunos podem, por falta de estrutura.” explica Cleiton Costa.

Os problemas no sistema de ensino do Estado são preocupantes além de greves e atrasos no calendário escolar as escolas enfrentam má administração e descaso “A EEEFM Costa e Silva está sem aulas, assim como a maioria das escolas no Pará, inclusive a minha. Por causa inúmeras greves que aconteceram ao passar dos anos no Pará, o calendário escolar está completamente desorganizado mostrando a falência do Governo Estadual e Municipal, na época de férias, tem aula e na época de aulas tem férias.” diz uma estudante.

A manifestação foi um sucesso, a Secretária de Estado e Educação (SEDUC), após ver a matéria feita por uma emissora de TV da região, se manifestou a favor da troca do nome da escola, e que vai estudar o caso. Mais infelizmente, as outras reivindicações não foram comentadas por pela SEDUC.

Passe Livre Estudantil

A UJS em conjunto ao movimento estudantil promete fazer a capital “tremer”, dando inicio a uma serie de mobilizações estudantis em torno de uma pauta, o Passe Livre Estudantil.