Thiago Cassis: A torcida faz o time

Um dos clubes mais tradicionais da Argentina, campeão da Libertadores da América e do Mundial Interclubes de 1967, estava afundado em dívidas de mais de US$ 30 milhões. O ano era 1999…

Por Thiago Cassis*, especial para o Vermelho

Racing Clube - Reprodução

No dia 7 de março de 1999 o Racing Club, da cidade de Avellaneda, província de Buenos Aires, deveria estrear no Campeonato Argentino contra o Talleres de Córdoba, mas um anúncio da Justiça argentina, feito na semana da partida, decretava que o clube estava falido e que "não existia mais". O clube dono de uma das mais fanáticas torcidas do continente não mais existia. As dívidas acumuladas geraram a punição ao clube.

A comoção entre sua torcida foi enorme. O que se seguiu foram muitos protestos pelas ruas e uma torcida indignada com a notícia.

Justamente no dia da punição acontece uma das maiores demonstrações de paixão de uma torcida por seu time. A partida não aconteceu, mas 35 mil torcedores lotaram o estádio do clube e cantaram sem parar por 90 minutos. O tempo de um jogo.

Ali não existia bola, não existiam jogadores e nem troféus.

Mas ali estavam garotos, bandeiras e cantos apaixonados.

Ali não existiam grandes dribles, nem goleiros e nem belos gols.

Mas ali estavam torcedores, pessoas comuns que saíram de suas casas apenas para cantar por um clube.

Esse fato demonstra que a torcida faz o time. É a paixão do torcedor e o que essa ligação representa que faz o futebol ser o que é.

A história de uma torcida que vai ao estádio sem que seu clube entre em campo apenas reforça que o futebol acontece a partir das arquibancadas.

Por isso precisamos lutar contra a elitização em curso no futebol. Que nossos clubes joguem em estádios modernos e mais confortáveis. Sim! Mas de nada adianta grandes estádios vazios por causa de preços abusivos de ingressos. De nada adianta jogos em horários que afastam os torcedores dos estádios apenas porque uma emissora de televisão faz o que quer com a tabela do campeonato.

Jogos que acabam depois da meia-noite, quando o transporte público já parou de funcionar, apenas fazem com que cada vez mais nossos grandes jogos aconteçam quase sem torcida.

O Racing Club, naquela ocasião, não estava certo ao ficar sem pagar suas dívidas por anos, mas sabemos o quanto dirigentes podem prejudicar o esporte que gostamos. O clube conseguiu negociar sua dívida e não fechou suas portas. No entanto, sua torcida mostrou o que é esse esporte. O futebol é a paixão da torcida pelo seu clube e pelo que a história de seu clube representa.

Que tenhamos sim melhores estruturas para assistir nossos clubes. Mas que o povo possa continuar lotando e colorindo nossas arenas. É por isso que devemos lutar!

Veja a música que os torcedores do Racing cantam em homenagem ao dia em que lotaram o estádio sem que a partida acontecesse:

*Thiago Cassis é jornalista, sul-americano, coordenador de Comunicação da UEE-SP e editor de notícias do site da UJS