A guerra não convencional do ZunZuneo em Cuba

Nesta sexta-feira (11), meios de comunicação cubanos repercutiram o recém desmascarado programa ZunZuneo. "Cuba tem sido historicamente um laboratório para a aplicação de métodos de guerra não convencionais estadunidenses", afirma uma matéria da agência Prensa Latina.

Por Théa Rodrigues, da redação do Portal Vermelho

A guerra não convencional do Zunzuneo em Cuba - Reprodução

De acordo com o veículo, o caso do ZunZuneo – concebido pela Agência Estadunidense para o Desenvolvimento Internacional (Usaid) como um serviço de mensagens digitais para telefones celulares em Cuba – tem a finalidade de incentivar a desestabilização no país mediante uma plataforma similar à do Twitter. Trata-se, portanto, de mais um item para a longa lista de agressões orquestradas por Washington contra Havana.

Por sua vez, uma publicação do jornal Granma questiona o papel da Usaid – supostamente uma agência de ajuda humanitária – no desenvolvimento deste projeto. O jornalista cubano Sergio G. Gallo chama a atenção para a similaridade entre dados revelados pela agênciade notícias Associated Press (AP) sobre o ZunZuneo e documentos reitores da "guerra não convencional" (tipo de combate no qual seus integrantes se utilizam de meios não ortodoxos para atingir objetivos específicos). Segundo ele, a Circular de Treinamento (TC) 18-01 das Forças Armadas dos Estados Unidos, diz:

"Levando em conta a natureza política e militar da guerra não convencional, resulta vital a participação interistitucional entre agências dos EUA, para conseguir um enfoque governamental e o êxito a longo prazo".

A guerra não convencional visa a obter vantagens significativas em situações que gerariam combates longos e desgastantes para serem obtidas sem o uso das forças especiais. Sendo assim, a primeira etapa de qualquer guerra não convencional é a preparação para unir a população contra o governo no poder e prepará-la para aceitar o apoio dos Estados Unidos.

Portanto, as operações de informação desempenham um papel fundamental. De acordo as agências de notícias cubanas, os EUA estaria escondendo suas reais intensões sob o pretexto de "levar informação sem censura" e "criar platarformas para que os cidadãos se comuniquem livremente".

O armazenamento de dados dos usuários do ZunZuneo poderiam dar informações sociológicas aos norte-americanos, que poderiam utilizar isso na identificação de fatores comuns que permitissem incentivar ações e condutas contra o governo cubano. Ou seja, com um estudo de comportamento dos usuários, ficaria mais fácil a manipulação de condutas tanto individualmente, como em grupo.

O objetivo final do ZunZuneo seria desencadear uma "Primavera Cubana" ou pelo menos "renegociar o equilíbrio de poder entre o Estado e a sociedade", segundo sua descrição. No entanto, o debate nos Estados Unidos sobre o caso concentra-se mais em como foi aplicada a plataforma de comunicação e na maneira de difusão das mensagens políticas, e não na ingerência nos assuntos internos cubanos, segundo informou a Prensa Latina.