Perpétua faz alerta sobre fluxo de imigrantes haitianos no Acre 

Em reunião da bancada federal com o Secretário Nacional de Justiça, Paulo Abraão, e a secretária Executiva do Ministério da Justiça, Márcia Pelegrini, nesta terça-feira (8), em Brasília, a deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) fez apelo ao governo federal para que tome medidas imediatas para conter o fluxo crescente de imigrantes haitianos no município de Brasiléia.  

Perpétua faz alerta sobre fluxo de imigrantes haitianos no Acre - Isaac Amorim

Nos últimos três anos, mais de 19 mil haitianos entraram pela cidade peruana de Iñapari, na divisa com Assis Brasil, ou pela fronteira boliviana entre Cobija, e os municípios de Brasiléia e Epitaciolândia.

Na avaliação da deputada, a situação na cidade acreana é tensa e gera preocupação. A falta de condições de atendimento e segurança diante do intenso fluxo migratório na região tem afetado o atendimento no sistema bancário, de Saúde e Educação.

“A estrutura do município está comprometida e a cidade não tem espaço para tanta gente. Brasiléia não pode pagar a conta que é do governo. Sabemos que o município não tem as condições para manter tanta gente. Esse é um problema do governo federal e não de Brasiléia”, destacou.

A parlamentar acreana reafirmou os esforços que o Governo do Estado tem feito para ajudar e minimizar os problemas causados a população de Brasiléia. "Tião (Viana) tem assumido uma responsabilidade que é do governo federal, inclusive buscando alternativas para o transporte dos haitianos para outras regiões do Brasil”.

O secretário de Direitos Humanos no Acre, Nílson Mourão, anunciou que o governo pretende fechar o abrigo público destinado aos imigrantes. A intenção é improvisar acampamento para os haitianos no Parque de Exposições, em Rio Branco.

Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. Dep. Perpétua Almeida