Jornada de Agroecologia discutirá projeto popular agrícola

Na luta pela construção de um projeto popular e soberano para a agricultura, organizações e movimentos sociais que compõem a Via Campesina realizam a 13ª Jornada de Agroecologia, na Escola Milton Santos (EMS), em Maringá (PR), entre os dias 21 a 24 de maio.

Jornada da agroecologia - MST

A Jornada pretende reunir cerca de 2500 participantes de diversos movimentos sociais, organizações populares, técnicos, acadêmicos, pesquisadores, profissionais da saúde, e da educação, e tem por objetivo construir de forma coletiva um novo modelo para a agricultura, respeitando o meio ambiente, o ser humano, garantindo a produção de alimentos saudáveis, sem transgênicos e agrotóxicos.

Na quarta-feira (21), primeiro dia de Jornada, será realizado a mística oficial de abertura do encontro. Na parte da tarde, uma grande conferência sobre o Projeto do Capital para a Agricultura fará parte da programação.

Dando sequência as atividades do dia, será feito o lançamento oficial no Paraná, do novo documentário do diretor Silvio Tendler, O Veneno está na Mesa 2. A noite acorrerá a Assembleia da Juventude Camponesa.

Projeto Popular

No segundo dia (22), a conferência debate as “Bases fundamentais de um Projeto Popular e Soberano para a Agricultura”, com João Pedro Stedile, da coordenação nacional do MST. Também será debatido “A dimensão da educação e da formação na construção da Agroecologia”.

A Marcha pela Agroecologia e Alimentos Saudáveis faz parte da programação da tarde, quando os participantes saem às ruas para dialogar com a sociedade sobre a importância da agroecologia frente aos males do agronegócio. A noite será realizado o Ato de Integração e Solidariedade aos Povos da América Latina.

Oficinas

Serão 40 oficinas de troca de experiências em agroecologia, e seis seminários temáticos planejados para ocorrer no penúltimo dia, além da noite da cultura camponesa, com o lançamento do CD Viola e Poesia, da Banda Saci Arte, do MST, e a participação da dupla de violeiros Cacique e Pajé.

No encerramento (24), terá a mística com a partilha das sementes e ato político.
Durante os quatro dias os participantes poderão visitar o túnel do tempo – espaço que expõe os processos de lutas e organizações do povo camponês -, e a feira de produtos da Reforma Agrária.

Fonte: MST