Austrália e Japão reforçam laços militares

Um acordo extraordinário entre a Austrália e o Japão reforçará laços militares, mas o premiê Anthony Abbott declarou que não se dirigirão a nenhum país em particular.

A decisão de Canberra e Tóquio de ampliar vínculos comerciais e de segurança e de elevar a maior nível as relações bilaterais não deve ser interpretada como o alinhamento australiano para os interesses japoneses, afirmou Abbot.

A assinatura de extensão da aliança militar com o arquipélago japonês foi possível depois de uma decisão legislativa que abriu as portas às exportações de armamento do Japão.

O Japão e a Austrália estabeleceram um acordo de livre comércio mediante o qual haverá uma abertura dos mercados protegidos do país asiático.

Considera-se uma rara decisão, tomando em conta que nenhum outro país da nação asiática lhe permitiu até agora essa mordomia, uma das reivindicações dos Estados Unidos nas negociações do Acordo Estratégico Transpacífico de Associação Econômica ou TPP.

Abbott falou da existência de um alto grau de cooperação em defesa entre a Austrália e o Japão, como se expressa em exercícios bélicos conjuntos e na compra por Tóquio de equipamentos australianos de defesa.

O premiê australiano visitará a Coreia do Sul, com a qual Canberra selou na semana passada um acordo de livre comércio, e depois realizará uma escala na China.

Eliminação de alguns impostos

Os dois países também se comprometeram a eliminar impostos alfandegários de diversos produtos como parte do Acordo.

O premiê japonês, Shinzo Abe, e seu homólogo australiano, Tony Abbott, anunciaram nesta terça a conclusão das negociações relacionadas ao convênio.

Pelo acordo, o Japão eliminará as tarifas em quase 90 por cento das importações australianas, enquanto o país da Oceania prometeu cortar os impostos de 99 por cento dos produtos japoneses que entram no país.

Negociadores australianos detalharam que os impostos dos automóveis japoneses também será reduzido.

Em virtude do pacto bilateral, produtos agropecuários de Canberra, como a carne bovina, poderão entrar sem dificuldades no mercado japonês, segundo especialistas.

Dentro do Acordo de Associação Transpacífico, o Japão negocia com os Estados Unidos um convênio de comércio, marcado por divergências quanto ao aplicativo de tarifas a vários produtos, entre eles os agropecuários.

A parte japonesa quer proteger produtos como arroz, trigo, lacticínios, açúcar e carnes.

Fonte: Prensa Latina