Luciana quer incrementar setor de jogos eletrônicos no Brasil 

A deputada Luciana Santos (PCdoB-PE-foto) solicitou à Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara a realização de uma audiência pública para discutir o setor de jogos eletrônicos e digitais no Brasil. A proposta é que a audiência aconteça de forma conjunta com a Comissão de Cultura. 

A intenção da deputada é compreender o mercado de games que em 2012 movimentou R$ 5,3 bilhões e teve crescimento estimado em 38% para 2013. O setor de inovação e criatividade é forte no país. Estima-se que atualmente existam mais de 73 mil empresas na área de Tecnologia da Informação.

“Queremos ouvir o setor e avaliar as possibilidades de estabelecer alternativas de fomento e de estímulo à competitividade”, explica Luciana, destacando a necessidade de diminuir a defasagem tecnológica entre o Brasil e outros países.

“Por outro lado, falar da criação nacional de jogos digitais é falar da criatividade do povo brasileiro, que pode agora ser expressa e amplamente difundida através das mídias digitais, podendo se tornar cada vez mais uma ferramenta educativa e de fortalecimento da cultura popular. Por isso, trata-se de tema tão caro à Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática, bem como à Comissão de Cultura desta Câmara dos Deputados.”

Fenômeno brasileiro

A deputada cita o fenômeno da Galinha Pintadinha. Em 2006, Marcos Luporini e Juliano Prado criaram a animação do personagem infantil Galinha Pintadinha, recheado de cantigas de roda popularmente conhecidas das crianças e dos adultos de outras gerações. A animação foi disponibilizada no YouTube e já conta hoje (2013) com quase 1 bilhão de acessos!

“Contudo, a maioria absoluta dos jogos digitais consumidos pelos brasileiros não são iniciativas nacionais, com destaque para os produtos chineses, japoneses e norte-americanos”, diz a parlamentar, enfatizando que atualmente existem cerca de 73 mil empresas na área de Tecnologia da Informação.

O crescimento do mercado de games tornou-se uma oportunidade lucrativa do segmento de Economia Criativa Nacional. Os dados referentes ao crescimento do setor no Brasil e as perspectivas de expansão do segmento revelam a existência de uma população aberta ao consumo dos jogos digitais. O Brasil já é o 4º maior mercado de jogos digitais do mundo, estando à frente do Reino Unido, Alemanha e Espanha, de acordo com a consultoria GFK.

Em 2012 o mercado nacional de games movimentou R$ 5,3 bilhões e estima-se o crescimento de 38% para o ano de 2013.

De acordo com especialistas o boom desse mercado deve-se à explosão dos tablets e smartphones. Apenas no Brasil estima-se que 45 milhões de brasileiros utilizem a internet pelo celular, destes 35 milhões têm algum joguinho em seu celular. O setor de jogos digitais tornou-se também uma ferramenta mais abrangente do que entretenimento, incluindo jogos publicitários, educativos e empresariais.

De Brasília
Márcia Xavier