Diálogos discute assistência técnica para produtores da Baixada

A Baixada Maranhense recebeu mais uma vez o Movimento Diálogos pelo Maranhão. Nesta sexta-feira (04), o grupo coordenado por Flávio Dino (PCdoB) percorreu os municípios São Bento, São Vicente Ferrer e São João Batista. 

Durante as discussões de propostas para solucionar problemas sociais e econômicos da região, temas como incentivo para a agricultura, melhorias para as áreas da saúde, educação e segurança estiveram entre os mais citados.

A primeira cidade a ser visitada foi São Bento. Iranir Trinta, presidente da Câmara de Vereadores de São Bento, destacou a importância da participação da população no movimento de mudança do estado. Na cidade, a Pousada Marti ficou pequena para receber a população.

Daniel  Martins, empresário e liderança de São Bento, destacou as prioridades da região.
“A saúde no momento está um descaso. O recurso para saúde é pouco. O Governo precisa oferecer a saúde que a população precisa. Mesmo sendo um município pequeno, São Bento está entre os municípios mais violentos da baixada; com 41 mil habitantes, são apenas 3 policiais. Na educação faltam faculdades e escolas com capacitação para os jovens. Precisamos avançar para melhor”, disse.

Luizinho, ex-prefeito de São Bento, também deu sua contribuição para o projeto de um Maranhão mais justo para todos. “Precisamos que olhem pelos nossos lagos, pela nossa produção, que tenha investimentos. A atenção tem que ser dada para os municípios. Aqui sabemos que o governo não está bom e queremos de quem olha para cá”, considerou.

Coordenador do Diálogos, Flavio Dino (PCdoB), elogiou a participação da Baixada na construção de um estado mais justo e com oportunidades para os maranhenses.

“Excelente reunião pela preocupação que nós temos com a ideia do desenvolvimento das politicas sociais da produção. Com muita força, debatemos aqui a situação da agricultura familiar, do apoio à pesca. Temos a preocupação de incentivar a produção aqui e acreditar que as politicas sociais devem ser para todos. O Governo Federal fazendo a sua parte e, infelizmente, o Governo do Estado é muito ausente”, destacou Flávio Dino.

SÃO VICENTE FERRER

Esse pensamento é partilhado pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Pesca e também vereador de São Vicente Ferrer, José Carlos Pinheiro. Entre as prioridades da região, ele cita a necessidade de equipamentos e assistência técnica. “A pesca aqui na Baixada precisa de atenção. Hoje utilizamos tarrafa, malhadeira, mas não temos a pesca com embarcação por causa dos lagos rasos. Precisamos de barragens, precisamos de apoio dos governos. Todos os dias os baixadeiros deixam a região para buscar condições de vida. O próprio município deve oferecer essas condições”, ressaltou.

 São Vicente Ferrer, o presidente do Sindicato de Trabalhadores Rurais, Raimundo Assunção Pereira, lembrou que a principal reivindicação é a criação de políticas públicas para o trabalhador rural. “Não conseguimos suprir os 30% da merenda escolar que deveria ser diretamente da agricultura familiar por falta de incentivo”, advertiu.

Em São João Batista, a comitiva fez mais uma reunião do Diálogos, na Colônia de Pescadores. Participaram também do evento de debate para um Maranhão melhor os deputados estaduais Rubens Júnior e Raimundo Cutrim, ambos do PCdoB, Bira do Pindaré e Marcelo Taveres, ambos do PSB, os deputados federais Waldir Maranhão (PP) e Domingos Dutra (SDD), o vice-prefeito de São Luís, Roberto Rocha (PSB), além de vereadores, presidentes de sindicatos e lideranças de mais de dez municípios da Baixada Maranhense.