Sérvios querem integração do país à União Europeia, diz pesquisa

Uma sondagem revelou nesta sexta-feira (4) que 55 por cento dos sérvios apoia a entrada do país à União Europeia (UE), processo que começou seus primeiros passos há pouco, mas poderia ser prolongado durante meses e anos.

A consulta realizada pela companhia Gallup mostrou que para 56 por cento dos cidadãos, aderir ao bloco regional significa ter oportunidades de crescer em matéria de investimentos.

Da mesma forma, 54 por cento espera que estar dentro do grupo comunitário traga mais possibilidades de proteção ambiental. No entanto, apenas a metade opina que com a integração poderia melhorar no país o respeito à lei e seu funcionamento.

Segundo a sondagem praticada a uma mostra nacional composta por mil 239 pessoas, 67 por cento dos sérvios estima que a agricultura é o setor com mais necessidade de receber assistência por parte da UE.

As negociações formais de adesão de Belgrado ao bloco regional começaram em janeiro deste ano com reuniões bilaterais para dialogar sobre questões gerais e propor o calendário de encontros futuros.

O grupo dos 28 decidiu abrir o processo de integração em grande parte graças aos avanços conseguidos na normalização de relações entre Sérvia e Kosovo.

Ainda que Belgrado continue sem reconhecer a independência de Prístina, declarada por esta região em 2008, aceitou retirar as estruturas policiais e judiciais paralelas que mantinha no norte de Kosovo.

Fonte: Agência Prensa Latina