RS: Câmara restitui simbolicamente mandatos cassados na ditadura

A Câmara Municipal de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, realizou um ato em que restituiu simbolicamente os mandatos de prefeitos e vereadores cassados pelo Golpe Militar, em 1964.

homenagem aos vereadores cassados pelo golpe em PoA - Reprodução

A cerimônia teve como objetivo homenagear o ex-prefeito Sereno Chaise, o ex-vice-prefeito Ajadil de Lemos (falecido) e seis ex-vereadores, alguns também já falecidos: Glênio Peres, Marcos Klassmann, Alberto Schroeter, Dilamar Machado, Índio Vargas e Hamilton Chaves. Familiares e amigos dos políticos prestigiaram o evento e lotaram o Plenário Otávio Rocha aplaudindo e comemorando o momento.

“Essa cerimônia resgata um momento histórico. Apesar de ser simples, queremos hoje homenagear as pessoas que fizeram e fazem parte da história de Porto Alegre, do Rio Grande do Sul e do Brasil”, iniciou o ato o presidente da Câmara, Professor Garcia.

O evento fez a maioria dos presentes relembrar os momentos de dor e perda pelos quais os brasileiros passaram durante o regime militar, mas serviu, principalmente, para dar um significado ao presente e afirmar aos jovens as maldades que aconteceram há 50 anos no país.

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-RS) fez questão de prestigiar a homenagem e foi representada pela Secretária-Geral, Eremi Melo.

“A CTB como uma central dos trabalhadores tem dirigentes que passaram pelo período da ditadura militar. Nós, mulheres, sofremos muito no período, afinal foi quando maridos e filhos foram retirados dos lares. A importância desse ato é de justamente dizer para a nova geração que o que aconteceu não pode voltar. Apesar de ainda precisarmos melhorar, vivemos hoje numa sociedade muito melhor do que há 50 anos.”, afirmou Eremi Melo.

Fonte: CTB