Procon recolhe ovos da Lacta por estimular o bullying

Uma ação da Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor, por meio do Procon-RJ, promoveu o recolhimento dos ovos da Páscoa Bis Xtra + Chocolate, da Lacta, dos supermercados e comércios cariocas.

A entidade pediu a suspensão das vendas do produto e determinou a apreensão daqueles que já estiverem disponíveis no mercado por conta de sua campanha publicitária, que estaria em desacordo com o artigo 37, parágrafo 2°, do Código de Defesa do Consumidor, por estimular discriminação entre crianças e adolescentes.

A frase utilizada na embalagem do produto diz: 'personalize a embalagem com adesivos e sacaneie seu amigo', em referência aos adesivos que os clientes adquirem dentro do ovo com as expressões 'morto de fome', 'nerd' e 'nervosinho'. O processo determina que a embalagem seja alterada e deixe de conter os textos de incitação à prática de bullying.

“A Páscoa possui uma mensagem de paz e confraternização e esta campanha manda sacanear os outros? Quem elaborou essa campanha é sem noção”, afirmou em nota a secretária de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor, Cidinha Campos.

A Mondelēz Brasil, responsável pela marca Lacta, informou em nota que não foi notificada pelo Procon-RJ até o momento e, por esse motivo, não irá comentar o caso.

João Pessoa

A Promotoria do Consumidor de João Pessoa recomendou aos órgãos de defesa e proteção do consumidor que retire e recolha os ovos de páscoa Bis XTRA das prateleiras dos supermercados e lojas de departamentos de ovos de páscoa, ficando o gerente da loja como depositário, só podendo ser comercializado o produto após a troca da embalagem.

De acordo com a promotora de Justiça Priscylla Maroja, notícias veiculadas em sítios eletrônicos informam que os ovos de páscoa Bis XTRA do fabricante Mondelez Brasil apresenta na sua embalagem a frase “personalize a embalagem com adesivos e sacaneie seu amigo”, sendo uma afronta ao Código de Defesa do Consumidor por incitar a violência e condutas discriminatórias.
A recomendação destaca que a propaganda descrita nas embalagens dos ovos de páscoa é abusiva porque incita as crianças e adolescentes à prática de Bullying, além da propaganda aproveitar-se da inexperiência dos hipossuficientes.

O Código de Defesa do Consumidor estabelece que é “proibida toda publicidade enganosa ou abusiva” e que é “abusiva, dentre outras a publicidade discriminatória de qualquer natureza, a que incite à violência, explore o medo ou a superstição, se aproveite da deficiência de julgamento e experiência da criança, desrespeita valores ambientais, ou que seja capaz de induzir o consumidor a se comportar de forma prejudicial ou perigosa à sua saúde ou segurança”.

Nas redes sociais

No Facebook, a internauta Caroline Poggio comentou: “Parabéns, #Lacta, por incentivar o bullying nas crianças. ‘Sacaneie’ Que vulgar! Aff! #chocada”

No mesmo post, Paulo Randow comentou: “Um marketing muito negativo. Vamos incentivar os jovens ao respeito, à ordem, à criatividade, e não a tornar o próximo motivo de brincadeira”.
Em resposta, ao comentário de Caroline, a Lacta postou a seguinte explicação:

“Gostaríamos de esclarecer que o ovo de Páscoa Bis Xtra tem como público-alvo os adolescentes e jovens e que, em nenhum momento, a marca visa incentivar qualquer tipo de comportamento impróprio. Usamos a palavra ‘sacaneie’ no sentido de zoar ou tirar sarro e os adesivos contidos no produto trazem brincadeiras como fanfarrão, exibida(o), morto de fome, nervosinho e nerd. Muito obrigada por sua mensagem e estamos sempre à disposição!

A justificativa não convenceu. “ A questão não é apenas a linguagem chula que foi usada na propaganda do ovo, mas sim e principalmente o incentivo ao bullying, que é um problema sério que a nossa sociedade está vivendo nos dias de hoje entre os jovens”, rebateu Caroline.

Com informações de agências de notícias
Matéria atualizada às 13h25 para acréscimo de informações