Jornada de Lutas: Pernambuco vai às ruas

Dando prosseguimento à Jornada de Lutas da Juventude 2014 e à “descomemoração” do golpe de 64, na última terça-feira (1°/4) os estudantes pernambucanos saíram às ruas de Recife para cobrar das autoridades maior atenção com a educação.

Protesto - UNE

A manifestação seguiu por um percurso tradicional do movimento estudantil. Após se concentrarem às 14h em frente ao Ginásio Pernambucano, na Rua do Hospício, os manifestantes saíram em passeata pela Avenida Conde da Boa Vista até a Rua da Aurora, em frente ao monumento “Tortura nunca mais”, onde foi realizado um ato em “descomemoração” dos 50 anos do golpe militar que afundou o Brasil na escuridão do autoritarismo, da censura e de assassinatos daqueles que lutaram pela democracia no país.

O ato seguiu as diretrizes da Jornada Nacional e ergueu as bandeiras do Plebiscito Popular pela constituinte exclusiva e soberana do sistema político, pela democratização da mídia, pelos 10% do PIB pra educação pública e regulamentação do ensino privado. Nas pautas locais o foco foi a má qualidade do transporte público e também a luta pelo passe livre.

Ivson Carlos Araújo, vice-presidente regional das UNE – PE enfatiza que “a riqueza da Jornada de Lutas da Juventude é a unidade que ela consegue aglutinar em torno dos movimentos políticos, sindicais, estudantil e sociais”

Estiveram presentes na Jornada de Lutas – PE militantes do MST, JPT, JSB, UJS, UMES, Ubes, UEP e UNE, além de representantes da OAB e da Comissão da Verdade de Pernambuco.

Fonte: UNE