São Luís sedia formação de monitores do Mais Educação

São Luís foi a cidade-polo da I Formação de monitores dos programas Mais Educação e Segundo Tempo que atuam nos municípios da região metropolitana da Grande Ilha.

 A capacitação, de iniciativa da Prefeitura de São Luís, foi realizada nesta segunda-feira (28), no auditório Paulo Freire da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Cerca de 600 estudantes universitários selecionados para participar dos programas em escolas públicas da região metropolitana de São Luís participaram da formação “A Educação integral na perspectiva do Programa Mais Educação”, a fim de aprimorar as práticas pedagógicas dos monitores nas escolas públicas. A programação do evento contemplou a realização de palestras, mesas redondas e relatos de experiência que possibilitaram reflexão sobre o tema central da formação.

“A determinação do prefeito Edivaldo Holanda Júnior é assegurar uma educação de qualidade aos nossos alunos e, por isso, nós precisamos imensamente de vocês, monitores. Temos uma tarefa árdua que é a de garantir aos nossos meninos e meninas uma Educação Integral. Devemos reforçar laços, envolver os estudantes em atividades lúdicas, esportivas e de acompanhamento pedagógico, dentre outras possibilitadas pelos programas nos quais vocês atuarão”, declarou o secretário de Educação de São Luís, Geraldo Castro.

A formação teve a participação de 400 monitores que desenvolvem atividades em escolas de São Luís, 150 de Paço do Lumiar e 50 do município de Raposa, nos programas “Mais Educação” e “Segundo Tempo”. A formação conjunta é resultado da parceria entre as coordenações municipais que instituíram neste ano o comitê metropolitano de gestão dos referidos programas.

Durante o encontro foram realizadas mesas redondas que tiveram como temas “Formando leitores na perspectiva do letramento no programa mais Educação” e “A matemática na perspectiva da construção de jogos na Educação Integral” e “Os Programas Segundo Tempo e Atleta na Escola visando à Educação Integral no Programa Mais Educação”, esta última com o técnico de basquete Antonoi Carlos Barbosa. Além dos relatos de experiências das U.E.Bs São Raimundo e Alfredo Silva, também foram realizadas apresentações culturais com os alunos karatê da U.E.B. Vovó Filuca e o flautista André Roberto.

SÃO LUÍS

Somente na capital maranhense, os 400 estudantes universitários atendem aproximadamente 21 mil estudantes nos programas “Mais Educação” e “Segundo Tempo”. Em São Luís, 86 unidades de Educação Básica desenvolvem o primeiro programa e 35 foram contempladas com a execução do segundo.

Para a monitora de Campo de Conhecimento, Alzinéia Saraiva, a formação possibilitou ampliação dos conhecimentos em aquisição na universidade. “Essa formação contribui positivamente para o nosso desempenho junto aos alunos. É necessário que saibamos incentivá-los a desenvolver todo o potencial existente neles e, nesse contexto, essa capacitação é bem válida porque associa teoria à prática. Esse momento também possibilita construção de conhecimento e atualização profissional”, destacou a universitária do curso de Pedagogia.

Além do secretário de Educação de São Luís, Geraldo Castro, também estiveram presentes na solenidade a secretária municipal de Paço do Lumiar, Ana Paula Pires; a secretária adjunta de Ensino de São Luis, Áurea Prazeres; a coordenadora do Mestrado em Educação da Universidade Federal do Maranhão, Francisca Lima; a superintendente da área de Ensino Fundamental de São Luís, Maria de Jesus Gaspar Leite; o coordenador do programa Mais Educação na capital, Luiz II; e a coordenadora do Mais Educação em Paço do Lumiar, Kelly Nunes

MAIS EDUCAÇÃO

O Programa Mais Educação constitui-se como estratégia do Ministério da Educação para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da Educação Integral.

As escolas das redes públicas de ensino estaduais, municipais e do Distrito Federal fazem a adesão ao Programa e, de acordo com o projeto educativo em curso, optam por desenvolver atividades nos macrocampos de Acompanhamento Pedagógico, Educação Ambiental, Esporte e Lazer, Direitos Humanos em Educação, Cultura e Artes, Cultura Digital, Promoção da Saúde, Comunicação e Uso de Mídias, Investigação no campo das Ciências da Natureza e Educação Econômica.

SEGUNDO TEMPO

O Segundo Tempo como Programa Estratégico do Governo Federal, em especial do Ministério dos Esportes, tem por objetivo democratizar o acesso à prática e à cultura do Esporte de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social.