Ações pela paz são prioritárias na Venezuela, diz Maduro

As ações pela paz e segurança cidadã são hoje as prioridades do governo venezuelano, interessado em impulsionar o desenvolvimento do país frente às tentativas desestabilizadoras da direita.

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro iniciou no último mês a Conferência Nacional de Paz com um pedido de diálogo "amplo e tolerante"| Foto: Presidencia/AFP

Em uma iniciativa dirigida a consolidar esse objetivo, as autoridades instalaram a comissão econômica de paz no estado de Zulia, com quatro mesas de trabalho sobre vários temas, levando em consideração o potencial energético e produtivo da entidade.


Leia também:

Venezuela é o país menos desigual da América Latina
Venezuela avança rumo ao diálogo, diz chanceler uruguaio

Os estados de Táchira, Anzoátegui, Carabobo, Mérida e Zulia, em suas respectivas conferências de paz regionais, têm apresentado tarefas concretas favoráveis à harmonia cidadã nas esferas sociais e produtivas com a participação de todos os entes da sociedade.

A próxima conferência será ativada no estado de Miranda, como anunciou na nesta terça-feira (1º) o presidente Nicolás Maduro, que qualificou esse estado, governado pelo opositor Henrique Capriles, como o último reduto de violência da direita fascista.

Como expressão dessas ações em favor da paz, a capital tachirense, em San Cristóbal, foi declarada nesta terça-feira (2) livre de barricadas, o que também foi destacado pelo ministro de Relações Interiores, Justiça e Paz, como um sucesso do povo tachirense, amante da paz.

Nessa região, como em outras do país, avança a ofensiva econômica para alcançar um equilíbrio na produção e nos preços dos produtos.

Nessas instâncias de diálogo é reiterado o chamado do governo às empresas privadas a incrementar a produção nacional e trabalhar de maneira coordenada na fabricação de matéria-prima para acelerar a construção de moradias com um plano de benefício a três milhões de famílias venezuelanas até 2019.

Os mandados estão dirigidos também a impulsionar os 11 motores produtivos do país, entre eles a área petroleira, petroquímica, construção, indústria agropecuária, agroindústria, turismo, têxtil e mineração.

O Plano de Paz e Convivência constitui a principal orientação estratégica do governo para o próximo trimestre, com oito diretivas, entre elas a ofensiva contra a guerra econômica, que tem por objetivo estabilizar a produção, o abastecimento e os preços de todos os produtos, anunciou também Maduro.

Fonte: Prensa Latina