Imigrantes integram Conselho Participativo de São Paulo

A Prefeitura de São Paulo divulgou nesta terça-feira (1º/4) o nome dos 20 representantes dos imigrantes eleitos para integrar o Conselho Participativo Municipal de São Paulo. Eles se somarão aos 1.113 cidadãos escolhidos no dia 8 de dezembro do ano passado. A votação, realizada no último domingo (30), na Praça das Artes, contou com 49 candidatos de 19 subprefeituras.

Para Ataulapa Dias, que está concorrendo a uma vaga no Conselho, é preciso inserir a cultura do imigrante. Foto: Alf Ribeiro/FolhaPress

Cerca de 1.700 mil pessoas participaram da escolha, com 1.694 votos válidos. Os nomes dos eleitos estão disponíveis no site da prefeitura.

Regulamentação da documentação, falhas de comunicação e falta de inserção cultural são vistos como os maiores problemas dessa população.

O chinês Frank Sun, da diretoria da Câmara de Comércio e Desenvolvimento Brasil China, ressalta os empecilhos para regularizar a situação dos estrangeiros. Frank explica que o Registro Nacional de Estrangeiros (RNE), documento que atesta a identidade de estrangeiros no Brasil, é impresso em um papel frágil, e pouco conhecido. "É muito fácil você ser barrado apresentando um papel reciclável, você vai no banco, você tenta falar que isso aquilo é o seu documento", disse.

“Com esta eleição, estas pessoas que sempre foram tratadas como de segunda classe serão tratadas como qualquer outro cidadão. São chineses, coreanos, senegalenses, peruanos: é um mundo de pessoas que está aqui trabalhando, produzindo, mas não são tratados como cidadãos. Ou eles têm direito a voto ou não serão respeitados nunca”, afirmou o secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Rogério Sotilli, de acordo com nota emitida no site da prefeitura, nesta terça (1º/4).

A eleição foi realizada pela Secretaria Municipal de Relações Governamentais e pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. O mandato dos imigrantes eleitos será de dois anos.

As subprefeituras de São Paulo que representam 0,5% de estrangeiros devem ter um conselheiro. A quantidade de imigrantes para o Conselho Participativo foi determinada de acordo com os dados do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE). Apenas estrangeiros acima de 16 anos, com comprovante de residência, puderam votar.

O Conselho Participativo Municipal tem entre 19 e 51 membros por bairro, de acordo com o tamanho da população, sendo em média um representante para cada 10 mil habitantes nas 32 subprefeituras.

Fonte: Rede Brasil Atual