Cinema brasileiro é premiado em festivais no México e na França

O cinema brasileiro fez bonito no último final de semana (29 e 30), que marcou o encerramento do 26º Cinelatino – Encontros de Toulouse, na França, e do 29º Festival Internacional de Cinema de Guadalajara, no México. No total, foram nove os prêmios conquistados pelos filmes brasileiros nas cerimônias de premiação dos dois eventos no sábado (29), incluindo o Grande Prêmio do festival francês e os Prêmios do Público nos dois eventos.

O homem das multidões - Reprodução

O filme "O Homem das Multidões", de Cao Guimarães e Marcelo Gomes, venceu o Grande Prêmio de melhor longa-metragem de ficção em Toulouse. No mesmo festival, "Casa Grande", de Fellipe Barbosa, ganhou o Prêmio do Público, e os prêmios Fipresci, da Federação Internacional da Imprensa Cinematográfica, e Descoberta da Crítica Francesa. Ainda no Cinelatino, o filme "O Caminhão do Meu Pai", de Mauricio Osaki, uma coprodução Brasil-Vietnã, venceu o prêmio de Melhor Curta-Metragem.

Em Guadalajara, nosso cinema conquistou outros importantes prêmios. "Hoje eu Quero Voltar Sozinho", de Daniel Ribeiro, foi escolhido como Melhor Longa-Metragem pelo público do evento. "O Lobo Atrás da Porta" rendeu a premiação de Melhor Diretor a Fernando Coimbra, e "O Homem das Multidões" arrebatou outras duas premiações: o Prêmio Especial do Júri e o de Melhor Fotografia, pelo trabalho de Ivo Lopes Araújo.

"O Homem das Multidões", "Casa Grande" e "O Caminhão do Meu Pai", premiados no 26º Cinelatino, e "O Lobo Atrás da Porta" e "Hoje eu Quero Voltar Sozinho", vencedores de prêmios no 29º Festival de Guadalajara, participaram dos eventos recebendo auxílios variados do Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais e de Projetos de Obras Audiovisuais Brasileiras em Laboratórios e Workshops Internacionais da Ancine, que concede apoios diversos a filmes oficialmente convidados a participar da seleção oficial de 80 festivais ao redor do mundo, e a projetos selecionados para 27 laboratórios ou workshops internacionais.

Fonte: Ancine