Rússia condenará o fascismo em desfile do Dia da Vitória

O ministro russo da Defesa, Serguei Shoigu, instou nesta segunda-feira (31) a demostrar um rechaço categórico ao fascismo durante o desfile por ocasião do 69º aniversário da vitória sobre a Alemanha nazista, em 9 de maio.

O titular chamou a atenção para a crescente propagação das ideias neonazistas no espaço pós-soviético, destacando que a celebração este ano do Dia da Vitória assume um significado político.

Shoigu abordou os preparativos do histórico desfile de 9 de maio na Praça Vermelha durante uma reunião de trabalho nesta segunda-feira, segundo informação das agências noticiosas.

Ele considerou em particular que, a respeito da grande extensão das ideias fascistas na Ucrânia, a parada de 9 de maio deve demonstrar ao mundo o rechaço categórico da Rússia a essa ideologia.

“Este ano celebraremos o 69º aniversário da vitória na Grande Guerra Patriótica, e para nossos cidadãos e os das ex-repúblicas soviéticas esta sempre foi uma festa especial”, disse o ministro da Defesa.

Ele assinalou que no espaço pós-soviético se propagam as ideias neonazistas, enquanto o governo autoproclamado na Ucrânia tem a intenção de suprimir o 9 de maio como festa estatal.

Por iniciativa da Rússia e da Bielorrússia, 2014 foi declarado ano do 70º aniversário da vitória na Comunidade de Estados Independentes, com vistas aos preparativos do jubileu, em 2015.

A Duma estatal russa (Câmara baixa) se pronunciou recentemente contra a glorificação do fascismo e dos intentos de reabilitação de elementos colaboracionistas com os nazistas durante a Grande Guerra Patriótica (1941-1945), nos países do Báltico e mais recentemente na Ucrânia, com o ressurgimento na cena política de organizações fascistas como Svoboda e o Setor da Direita (partido da extrema direita), depois do golpe de Estado.

Essas organizações ultranacionalistas tiveram um papel protagonista no cenário violento dos protestos nesse país com o objetivo de derrocar o presidente legítimo Víktor Yanukóvich.

Representantes de Svoboda receberam dinheiro do novo governo instalado em Kiev, em 22 de fevereiro último, enquanto o Setor da Direita se converteu em partido político e sua líder figura entre os aspirantes à Presidência da Ucrânia, nas eleições antecipadas de 25 de maio.

Segundo o ministro da Defesa, na Crimeia, a comemoração do 9 de maio está ligada aos 70 anos da libertação da península dos ocupantes fascistas.

Prensa Latina