Ditadura nunca mais e o momento em que vivemos

No dia que antecede aos 50 anos do golpe militar, o editor chefe do Portal Vermelho, José Reinaldo, traz em sua coluna semanal “Ponto de Vista” observações acerca do acontecimento e que os interesses internacionais continuam a tentar prejudicar nossa atual democracia. “Mesmo a história não se repetindo, o país não está a salvo da violência política dos reacionários ou mesmo de arranjos eleitorais e institucionais que provoquem retrocesso”, disse.

Ramon de Castro, da Rádio Vermelho

“Quase 30 anos decorreram da superação do regime militar. Nesse período o povo brasileiro fez rico aprendizado. Conquistou vitórias e encara o futuro com perspectiva. Valoriza a democracia. Aprofunda sua consciência nacional e mobiliza-se pelo progresso social”, destacou.

“Embora o país esteja bastante diferente de 1964, em essência, as razões das lutas que se desenvolviam então continuam presentes nas de hoje. Apesar dos avanços, as classes dominantes mantêm seus privilégios, o imperialismo continua tendo fortes interesses no país e as mudanças estruturais necessárias para transformar o Brasil numa nação progressista continuam pendentes.”

“É preciso reafirmar o compromisso de avançar na caminhada democrática e patriótica que tem sua expressão política mais concentrada no governo da presidenta Dilma Roussef e na luta do povo brasileiro pelas reformas estruturais democráticas”, finalizou Reinaldo.

Acompanhe a reflexão na Rádio Vermelho: