Haddad: Amazonas é conhecido pela garra e disposição de trabalho

No ato de posse do ex-deputado Alcides Amazonas como Subprefeito da Sé, o prefeito Fernando Haddad reafirmou que o novo quadro da gestão é reconhecido pela garra e pela disposição de trabalho. “Acho que vai combinar muito com o espírito daqueles que usam o centro, que trabalham, que moram. Todo mundo que vem para o centro é muito guerreiro, é muito lutador”, enalteceu o prefeito de São Paulo.

Por Ana Flávia Marx

- Eduardo Ogata

 
A cerimônia de posse aconteceu na Biblioteca Mario de Andrade, segunda maior do país e que fica na região central da cidade. Com a presença de lideranças do movimento social, empresários e personalidades políticas, Amazonas explicitou seus principais compromissos e disse que “mudar o centro, o seu coração, é uma missão coletiva, contínua e diária. Por isso, para mim é essencial estar aberto ao diálogo”.

Milhares de pessoas circulam pela região central, fluxo intenso durante o dia, mas vazio durante o período noturno. A vida comercial é sua principal característica e isso faz com que a outra face dessa realidade seja certa degradação, pois milhares usam, mas poucos têm o sentimento de cuidado e pertencimento à região.

Segundo Haddad, o centro está vivendo um processo de recuperação em que há vários empreendimentos imobiliários estão acontecendo e que seria impensável há dez, quinze anos atrás. “Tem muita vida no centro, tanto é que falta morador e a grande tarefa é trazer mais moradores para a região, equilibrar com o número de empresas que tem por aqui e nós temos espaços para fazer isso”.

No início de sua gestão, o prefeito adotou a linha de indicar para os cargos de subprefeitos funcionários concursados e, embora a atitude seja polêmicae criticada, Haddad irá continuar seguindo essa linha ampliando apenas para pessoas que atuam em empresas públicas, governo estadual e no governo federal.

“Eu queria e quero manter o padrão de escolher pessoas concursadas nas Subprefeituras, mas na Sé, desde o início eu dizia que, pela proximidade com o gabinete, o fato de que 17% dos empregos da cidade estar concentrados aqui, nós teríamos um critério mais rígido. Foi o caso do Marcos Barreto, é o caso do Alcides, ou seja, tenho muita confiança de que vamos trabalhar junto, pela identidade ideológica, pela proximidade geográfica da Subprefeitura e do gabinete do prefeito”, reafirmou Fernando Haddad.

Compromissos com uma gestão democrática

Para o novo Subprefeito dar uma nova vida à região central é fundamental para todas as outras metas e o seu principal compromisso será o de “contribuir para a revitalização do centro, no âmbito da luta pela construção de uma cidade cada vez melhor e socialmente mais justa, plano encampado pela gestão popular e democrática liderada pelo prefeito Haddad”, anunciou Alcides Amazonas.

A região foi palco do nascimento da cidade, dessa maneira, teve em seu entorno o crescimento de corporações e símbolos que são constituintes da história paulistana.

“Está aqui o nosso centro histórico, cujo principal emblema é o Pátio do Colégio, berço de nossa cidade, e outros grandes símbolos paulistanos, como a Catedral da Sé, o MASP, o Teatro Municipal, o Mercado Municipal, a Estação da Luz, entre muitas outras construções antigas e modernas que contam, em suas linhas arquitetônicas, um pouco do que somos”, resgatou Alcides.

A grande diferença econômica também será uma preocupação do subprefeito. “Há muitos problemas crônicos e desigualdades a serem superados. Para termos uma idéia, 30% dos domicílios têm renda superior a 10 salários mínimos. Enquanto isso, cerca de 50% de todo o contingente de população em situação de rua da cidade está na região da Sé, o que corresponde a aproximadamente sete mil pessoas”.

Os desafios são muitos em uma região que comporta diferentes realidades sociais e, de acordo com Amazonas essa situação será superada não apenas através da restauração, mas também com o empoderamento da região pelo povo.

“É preciso criar condições para que as pessoas possam circular e aproveitar melhor o centro – inclusive a sua rica e diversificada vida noturna – criando um círculo virtuoso: o enfrentamento à violência e à degradação criará um ambiente atraente à população”, falou Amazonas.

Presente no ato, o secretário de coordenação das subprefeituras, Ricardo Texeira (PV), brincou dizendo que a região Sé é a menina dos olhos e da janela do prefeito e também ressaltou a experiência administrativa e política do novo subprefeito.

“Alcides Amazonas é um político, mas que tem um currículo na gestão pública. Mostra desprendimento ao deixar o mandato da Assembleia Legislativa para vir comandar a Subprefeitura da Sé, que é o cartão postal da cidade”, disse Texeira.