Otan continua sendo a mais poderosa aliança militar do mundo

Na coluna semanal Ponto de Vista, o editor chefe do Portal Vermelho, José Reinaldo, contextualizou a conferência do Fórum de Belgrado por um Mundo de Iguais, na Sérvia, relembrando os 15 anos desde a agressão da Otan contra a antiga Iugoslávia e quais os futuros planos da organização militar liderada pelos imperialistas norte americanos e europeus.

Por Ramon de Castro, para Rádio Vermelho

 
“Há 15 anos, as potências imperialistas, nomeadamente os Estados Unidos e seus aliados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) perpetraram uma das mais monstruosas agressões a uma nação soberana, a Iugoslávia. O país foi vítima de intensos bombardeios aéreos, realizados durante uma campanha brutal de quase 80 dias, que resultou em um massacre de cerca de três mil pessoas e deixou mais de 12.500 feridos. Mais da metade dos mortos e grande parte dos milhares de feridos eram civis”, recordou José Reinaldo ante a fala da presidenta do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz) e do Conselho Mundial da Paz (CMP), Socorro Gomes, durante pronunciamento no Fórum de Belgrado.

“Além da Iugoslávia, a Otan desempenhou um papel decisivo na guerra do Afeganistão e na intervenção militar na Líbia. Durante a crise da Ucrânia e após o referendo em que o povo da Crimeia decidiu voltar ao lar da Rússia, o presidente dos Estados Unidos e seus aliados europeus brandiram a força da Otan e ameaçaram com uma intervenção. A crise ainda não teve o seu desfecho, a situação ainda é imprevisível e é preciso ficar atento ao que ainda pode acontecer. Obama fez questão de dizer durante esta semana que a Otan continua sendo a mais poderosa aliança militar do mundo. Como quem avisa que está pronta para ser acionada”, alertou Reinaldo.