Núcleo da UJS na UFBA homenageia Loreta Valadares

A seção baiana da União da Juventude Socialista (UJS-BA) realiza, nesta quinta-feira (27/3), a partir das 18h30, a reinauguração do núcleo que a entidade possui na Universidade Federal da Bahia (UFBA), com sede no campus de Ondina, em Salvador. A partir de agora, o espaço passa a se chamar Núcleo Loreta Valadares, em homenagem a dirigente comunista morta há 10 anos.

Durante o lançamento, também acontece um debate sobre o tema “Emancipar as Mulheres e Construir o Socialismo”, na Praça das Artes da Universidade, ao ar livre. A luta das mulheres, inclusive, foi uma das bandeiras levantadas por Loreta, que foi uma das fundadoras e a primeira presidenta nacional da UBM (União Nacional de Mulheres).

"O núcleo da UJS na UFBA ja existe há anos e resolvemos renomeá-lo de Loreta Valadares para fazer uma homenagem à camarada que muito se dedicou a lutar contra a ditadura e pela construção de uma sociedade socialista, sem desigualdades e sem opressão”, justificou o estudante da UFBA e militante da UJS-BA, Onã Rudã.

O evento da entidade integra as ações em memória dos 50 anos do Golpe Militar (1964-2014). Loreta Valadares foi um dos principais nomes femininos do movimento de resistência à ditadura e chegou a ser presa e torturada pelos militares. “Loreta é pra nós um grande exemplo em vários aspectos, mas principalmente pela coragem, pela garra e pela dedicação", finalizou Onã Rudã.

De Salvador,
Erikson Walla