Sem categoria

Um balanço da participação no 8º Encontro e a nova CNO

O Balanço de participação dos dirigentes partidários no 8º Encontro Nacional sobre Questões de partido demonstra o êxito do evento e o compromisso do conjunto das direções com o tema.

Foram convocados para o encontro os presidentes e secretários(as) de organização dos estaduais, das capitais e grandes cidades e os responsáveis pelos departamentos estaduais de quadros. A previsão era uma participação em torno de 100 pessoas, e a presença superou as expectativas.

O encontrou contou com 128 participantes de 25 Estados da Federação, faltaram apenas Acre e Roraima devido às chuvas excessivas que inviabilizaram o deslocamento dos dirigentes.

Na abertura, estiveram presentes a senadora Vanessa Graziotin e o senador Inácio Arruda, e também Jô Moraes, Manuela D ´Avila, Assis Melo, deputados federais e Angela Albino, deputada estadual por Santa Catarina e ainda alguns assessores.

A direção nacional fez-se presente através de 36 membros do Comitê Central e destes, 14 são da comissão política nacional e 7 são integrantes do secretariado nacional.

Também compareceram ao encontro, 16 presidentes de comitês estaduais, 23 secretários e secretárias estaduais de organização, 6 secretários(as) estaduais de outras frentes, 14 presidentes de capitais, 9 secretários(as) de organização de capitais e outros 5 de cidades com mais de 100 mil habitantes. Também estiveram presentes 9 responsáveis pelos departamentos estaduais de quadros.

Durante o encontro aconteceram, além do informe do Presidente Nacional Renato Rabelo e do Secretário Nacional de Organização Walter Sorrentino, intervenções especiais dos secretários de formação, finanças, comunicação, movimentos sociais, juventude e do departamento nacional de quadros, o que garantiram ao 8º Encontro a marca da interface no tratamento do tema da construção partidária.

Intervieram durante os debates, 52 participantes de 21 estados, com contribuições determinantes para dar expressão nacional às conclusões e à resolução aprovada no encontro.

Foi também apreciada uma nova CNO – Comissão Nacional de Organização, a ser proposta à direção nacional. Walter Sorrentino permanece à frente da Secretaria Nacional, Carlos Augusto Diógenes Patinhas assume o Departamento de Quadros, renovado em perfil, funções e formato; Neide Freitas ocupará a secretaria nacional adjunta, e ainda Antônio Levino (presidente PCdoB-Manaus) e Marcelo Cardia (secretário de organização de SP), todos esses do Comitê Central, Nathanael Firmino (secretário de organização do RJ) e Richard Romano (secretário de organização de MG). A equipe executiva da Comissão, cujo trabalho tem sido amplamente reconhecido, manterá a participação de Elaine Guimarães (secretaria geral), Eliana Ada Gasparini (comunicação) e Eloísa Gonçalves (auxiliando o departamento de quadros) e completando a equipe, a nova secretária, Rosangela Amorim e Antonio Batista Toninho (assistente de TI).