Mensagem da secretária de Estado do Turismo Abgail Pereira

Ao deixar o Executivo para me dedicar a outra tarefa delegada pelo meu Partido – a de concorrer à Assembleia Legislativa nas eleições de outubro próximo. Levo a experiência inigualável de ter comandado a Setur e a honra de ter participado desse Governo. Muito obrigada a todos e a todas que fizeram inesquecível esta experiência. Contem sempre comigo!

abgail - Divulgação

Neste momento, uma parte de mim sente uma imensa alegria; outra, já faz por sentir o aperto da despedida, do término de uma experiência que deixa sua marca em minha trajetória política e afetiva. Alegria por realizarmos mais do que planejamos e por construirmos uma nova Setur.

Quando assumimos, em 2011, um grande desafio nos foi apresentado: a Secretaria estava desacreditada pelo trade turístico, não tinha visibilidade e tampouco um orçamento capaz de alavancar uma nova realidade. Mas essa situação não nos intimidou! Ao contrário, nos motivou a buscar o ponto da virada!

Com base nos princípios de gestão democrática, inclusiva e descentralizada, abrimos as portas para todos os segmentos que fazem e vivem o turismo em nosso Estado. Ouvimos suas demandas, compartilhamos experiências e oportunizamos, através de um grande debate estadual, um novo marco na atividade turística do RS: a aprovação e a consolidação legal do Plano de Desenvolvimento do Turismo. O Plano tornou-se, então, nossa ferramenta de gestão, capaz de transformar as oportunidades desse mercado em resultados significativos para o setor e, sobretudo, capaz de promover o Estado e ser fator de seu desenvolvimento econômico com inclusão social.

Não é exagero afirmar que percorremos todo o Rio Grande do Sul, pois estivemos presentes em um sem número de eventos, feiras, festas tradicionais, exposições, jornadas técnicas, seminários. Enfim, a Setur esteve sempre muito próxima de todo o setor, apoiando os municípios, oferecendo suporte técnico e organizativo. Acredito ser de grande importância o engajamento de todo o trade turístico nas realizações de nossa gestão.

É da natureza do ente individual ou coletivo interagir com disposição quando se sente valorizado ou oportunizado. Essa interação foi magnífica, de ambas as partes. Fruto desta mobilidade da Setur, vários municípios passaram a acreditar no potencial econômico da atividade turística, inclusive com a criação de novas secretarias de turismo e demandas de orçamento com este foco.Este engajamento, aliado à capacidade de análise e execução, nos permitiram alcançarum índice geral de competitividade de56,8, que supera o índice geral projetado no Plano de Desenvolvimento do Turismo.

Quero dividir os créditos de muitas de nossas realizações com todos os setores que estiveram ao nosso lado nesta caminhada. Setores que agregaram valor às promoções da Secretaria, que viajaram conosco e inseriram a nossa marca em seus produtos turísticos. Foi um grande privilégio trabalhar ao lado de todos vocês, comemorar os resultados positivos e projetar voos mais altos para o turismo gaúcho!

Junto ao Plano de Desenvolvimento aprovamos também o Plano de Marketing, que teve seu ponto alto com a criação da marca turística “Rio Grande do Sul, um Grande Destino”, amplamente divulgada em todo o Estado. Contudo, não nos limitamos ao RS. Ampliamos o horizonte de ação, adentramos fronteiras e levamos o turismo gaúcho com mais ênfase para todo o Brasil e também no exterior.

Além da promoção de nossos destinos turísticos, apostamos na qualificação profissional e empresarial, não apenas com vistas à preparação para a Copa do Mundo, que se inicia em menos de 100 dias e que terá Porto Alegre como uma das cidades sedes. Nosso objetivo foi além: quisemos deixar como legado um setor com mais capacitação para receber o turista em qualquer tempo. Para isso, oportunizamos aos trabalhadores doturismo participar dos cursos do Pronatec Turismo e do Tchê Qualifica, no que fomo muito bem sucedidos, pois superamos nossas próprias metas. Os projetos desta área também se expandiram com o Parada Tri Legal, que está qualificando empreendimentos ao longo da BR 116.

Já dizia o poeta que um sonho sonhado a sós é apenas um sonho. E que um sonho sonhado por muitos é o princípio de uma realidade. Com estas palavras destaco a importância do engajamento de toda a equipe da Setur, que foi maravilhosa em todas as ações, do planejamento à execução. Agradeço a cada um pela superação das dificuldades, pela criatividade e pela dedicação incondicional à Secretaria. Num momento em que se critica o funcionalismo público e os cargos de confiança, destaco que os CCs da Setur aliam capacidade técnica e política diretamente relacionada às funções nas áreas para as quais foram designadas. Reafirmo meu apreço e respeito a todo o grupo, servidores de carreira ou nomeados. Nossas realizações em muito se devem a esta grande equipe.

Quero agradecer, em especial, ao governador Tarso Genro, que sempre apoiou as iniciativas da Secretaria e esteve ao nosso lado oferecendo incentivo e oportunidade de crescimento da Setur. Obrigada, governador, por acreditar no potencial da atividade turística para os objetivos de desenvolvimento econômico do Estado e para a melhoria das condições de vida de nosso povo. Agradeço a interação com toda a equipe de governo, na pessoa da Primeira Dama, Dra. Sandra Genro, pelas inúmeras contribuições em nossas atividades, empenho e carinho com a Setur!

Por fim, quero destacar todo o meu apreço, gratidão e confiança à pessoa do nosso secretário-adjunto, meu amigo e camarada Márcio Cabral, pela sua inestimável contribuição à minha gestão que ora se encerra e aquem o PC do B indicou para dar sequênciaao trabalho que iniciamos.Tenho absoluta tranquilidade em afirmar que a Setur não sofrerá prejuízo na continuidade da execução das metas, resoluções e atividades planejadas, pois compartilhamos da mesma concepção política e temos o mesmo comprometimento com a Secretária e com o governo de Tarso Genro.

Essa certeza ameniza o sentimento da partida e reforça a alegria que é parte de mim nesse momento. Levo esta alegria no coração e na mente, juntamente com o orgulho pelo dever cumprido e por ter honrado a indicação de meu Partido, o PC do B, a quem agradeço, na pessoa de sua presidente estadual, Manuela D’Ávila, por ter confiado a mim essa importante tarefa que procurei cumprir com o melhor de minha capacidade técnica e com o maior vigor de minha militância política!

Ao deixar o Executivo para me dedicar a outra tarefa delegada pelo meu Partido – a de concorrer à Assembleia Legislativa nas eleições de outubro próximo – levo a experiência inigualável de ter comandado a setur e a honra de ter participado desse Governo. Juntocom o PC do B vou continuar a desenvolver a luta pela Reforma Política, defendendo a transparência, o zelo com o bem público e a participação popular na construção de nossa democracia; pela Reforma Tributária, para maior autonomia e descentralização dos recursos aos Estados e municípios; e, sobretudo, pela busca da valorização da vida humana com o fim da discriminação de gênero e de etnias e com a conquista da igualdade social, bem maior da humanidade!

Muito obrigada a todos a e a todas que fizeram inesquecível esta experiência à frente da Setur, confirmando que lugar de mulher é em todo lugar. Contem sempre comigo!

Abgail Pereira