Exposição na Câmara em Brasília comemora 92 anos do PCdoB 

Na próxima terça-feira (25), às 16 horas, a Liderança do PCdoB e a Fundação Maurício Grabois farão abertura da exposição “O PCdoB e a Redemocratização do Brasil”, no Espaço do Servidor, na Câmara dos Deputados, para comemorar os 92 anos do Partido, comemorado naquela data 

A mostra registra a luta do Partido Comunista do Brasil pela redemocratização desde o golpe militar até a Assembleia Nacional Constituinte, que resultou na Constituição Cidadã aprovada em 1988.

Segundo o presidente nacional do Partido, Renato Rabelo, em homenagem recebida recentemente na Câmara Municipal de Belo Horizonte, destacou que “temos a mais profunda compreensão que não há avanço democrático sem partidos políticos. O Partido com programa voltado ao interesse popular e uma prática que goze de ampla influência e respeito perante o povo é que pode alcançar o poder político, ou parcela desse poder. É uma máxima universal: o povo sem poder político pouco conseguirá dos seus direitos e da sua emancipação”.

História de luta

Fundado em 1922, o Partido Comunista do Brasil é o partido mais antigo do país. Viveu 60 anos na clandestinidade. Em 1962, rechaçou o oportunismo de direita, reorganizou-se, adotando a sigla PCdoB, e realçou sua marca revolucionária. Muito perseguido pela ditadura militar, dirigiu a Guerrilha do Araguaia entre 1972 e 1975. Ao fim da ditadura, alcançou a legalidade. Vive hoje uma das suas fases mais ricas.

O PCdoB foi o primeiro partido a se unir ao PT nas campanhas presidenciais que, após três tentativas, resultou na eleição e reeleição do ex-presidente Lula, e da atual Presidenta Dilma Rousseff.

Tendo sido uma dos construtores da histórica vitória, os comunistas decidiram apoiar e participar do governo Lula e integram a sua base de sustentação política. Julgam que têm a responsabilidade de contribuir para que o governo resgate os compromissos que assumiu com a nação.

Os comunistas acreditam que é por meio deste governo que será possível realizar uma mudança democrática, soberana e popular no país. 


Serviço:

A exposição ficará aberta à visitação até o dia 28 de março.

De Brasília
Márcia Xavier